21/05/2017 10h57 - Atualizado em 21/05/2017 11h00

1º Encontro de Saúde Mental e Fórum Permanente são realizados durante Semana Acadêmica - FUNEC

Professor do curso de Odontologia da Funec defende tese de doutorado e lança livro didático

O curso de Enfermagem da Fundação Municipal de Educação e Cultura (Funec) realizou até sexta-feira (19), a XII Semana Acadêmica de Enfermagem. Na manhã de terça-feira, foi realizado o 1º Encontro Integrado de Saúde Mental e Fórum Permanente de Saúde Mental.

O evento contou com as presenças de Roxanne Alencar Coutinho e Khrysantho Muniz, assessores técnicos de gabinete – saúde mental – da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que abordaram o tema Rede de Atenção Psicossocial: desafios e perspectivas.

Na parte da tarde, foi realizado o fórum, com mesa sobre Experiências Exitosas em Saúde Mental mediada pelo enfermeiro interlocutor de Saúde Mental DRSXV, Tiago Silva e composta pelo psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Guapiaçu, Bruno Ribeiro, pela psicóloga do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf) de Catanduva, Alessandra de Lima e pela assistente social do Serviço Residencial Terapêutico, Irene Faustino de Faria Junqueira.

“A saúde mental é um assunto de muita relevância. O encontro e o fórum levantaram questões e mostraram a importância da mudança dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde mental, visando à qualidade de vida, a reinserção social e a dignidade dos pacientes dessa área”, ressaltou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Taise Jordão.

A diretora geral e pedagógica da Funec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, juntamente com o presidente da instituição, Sr. Aderval Morreti, cumprimentaram a todos os participantes e parabenizaram pela excelência do evento. 

Professor do curso de Odontologia da Funec defende tese de doutorado e lança livro didático

No dia 10 de maio, o professor do curso de Odontologia da Fundação Municipal de Educação e Cultura (Funec), Rafael Maenosono, defendeu pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, sua tese de doutorado, intitulada Efeito da Irradiação com Laser de Diodo Sobre Adesivos Dentários.

A diretora geral pedagógica, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, parabenizou o docente e falou sobre a importância do título. “É uma honra para nossa instituição ter mais um doutor em nosso quadro de docentes. A conquista do  doutorado requer muito estudo e dedicação, o que demonstra o comprometimento do docente em buscar o aprimoramento profissional, que reflete na qualidade do conhecimento transmitido aos alunos, na discussão didática e metodológica”.

Rafael explicou que para concluir sua tese foi necessário fazer uma extensa revisão da literatura sobre o tema e, para não perder esse trabalho, transformou o conteúdo em um livro didático, com o título Sistemas adesivos: aplicações clínicas das evidências científicas. “Reescrevi a revisão de literatura de uma maneira mais objetiva e didática, para que mais pessoas possam aproveitar desses estudos. Quero muito que as pessoas de fato leiam o conteúdo para melhorar o nível da odontologia no Brasil”.

O livro será lançado pela editora Corisco na quinta-feira (18), durante o 30º Congresso Odontológico de Bauru. Também está disponível a versão digital da obra, que pode ser baixada gratuitamente no site rafaelmaenosono.klickpage.com.br/e-bsa