24/10/2019 06h14 - Atualizado em 24/10/2019 06h14

11º Ciclo de Palestra Técnica sobre a Cultura da Seringueira foi realizado em Santa Fé do Sul

Senar, Sindicato Rural e Secretaria de Agricultura apoiaram a iniciativa.

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e em parceria com o Sindicato Rural/SENAR, realizou nesta quinta-feira, 17 de outubro, o 11º Ciclo de Palestra Técnica sobre a Cultura da Seringueira.


O evento aconteceu no Centro Integrado de Cultura (CIC) e teve como público alvo produtores rurais, profissionais da área de ciências agrária e estudantes. “Sou agricultor e sei das dificuldades que o pequeno produtor rural passa para ampliar e garantir renda. É com muita alegria que estamos aqui hoje, pois é um evento muito importante para o desenvolvimento do setor”, disse o prefeito Ademir Maschio.


O Ciclo ofereceu duas palestras: “Estatística e tendência do mercado da borracha natural” com o diretor executivo da Apabor, Diogo Marques de Azevedo Esperanto e “Consórcio entre a seringueira e o cacaueiro” com o engenheiro agrônomo da CDRS, Andrei Vetorelli Borges. O evento também discutiu o associativismo e o cooperativismo.


O secretário de Agricultura, José Emídio Calazans, agradeceu e parabenizou o prefeito Ademir Maschio por todo apoio que tem dado aos produtores rurais.


Estiveram presentes, o prefeito Ademir Maschio, a primeira-dama Maria Lúcia, o secretário de Agricultura, José Emídio Calazans, o coordenador do Sindicato Rural/SENAR, Emerson Asse, o engenheiro agrônomo Vagner Gurian, os palestrantes Andrei Vetorelli e Diogo Marques, o ex-prefeito Toninho Favaleça e produtores rurais.

Senar/Sindicato Rural de Santa Fé do Sul

O Senar tem em sua grade de cursos, a promoção do curso “Sistemas de cultivo da seringueira e produção de látex”, voltado para as pessoas ligadas ao meio rural. O curso é oferecida totalmente gratuito, e quando são abertas as inscrições o Sindicato mantém um canal de divulgação com o Homem do Campo.

As aulas teórica acontecem na sede do sindicato na Rua 15 e as práticas são desenvolvidas em propriedades no município e região de Santa Fé do Sul.

O Viveiro de Mudas, através da Secrertaria de Agricultura produz mudas que são oferecidas aos produtores.