06/01/2020 16h56 - Atualizado em 06/01/2020 16h56

2020 será um bom ano para o Peixe de Cultivo no Brasil, Francisco Medeiros - Presidente da Peixe BR

Executivo da Associação Brasileira de Piscicultura fez análise do setor em 2019 e expectativas para 2020 com crescimento das exportações.
O Presidente Executivo da Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), Francisco Medeiros, participou do programa Agri Mercado, do Canal TerraViva, apresentado por Silmar Muller. O programa faz uma retrospectiva da piscicultura no Brasil em 2019 e uma projeção para o ano de 2020. Informações importantes não somente para o setor produtivo, mas principalmente para o consumidor brasileiro com relação ao consumo de peixe de cultivo.
 
O site informamais acompanhou a íntegra da entrevista que expôs as metas e projeções para a produção do peixe de cultivo, principalmente da Tilápia, os rumos do consumo interno e exportações dentre outros assuntos.
 
Francisco Medeiros confirmou na entrevista que no Brasil, a maior concentração de produção de pescados está na região sul e no sudeste, não só na produção, mas principalmente no consumo. O maior consumo per capta de peixe de cultivo do Brasil é na região nordeste, da Tilapia produzida principalmente no São Francisco e no Parnaíba.
A Tilapia representa 55% de todo o cultivo do Brasil atualmente.
 
2019
Ao analisar o setor em 2019, o presidente da Peixe BR disse que enfrentou dificuldades como das demais proteínas, e afirmou que não foi diferente, por motivos diferentes, foi muito agitado, foi o ano mais atípico para o peixe de cultivo, primeiro semestre foi um período de oferta grande de peixe no mercado, consequentemente um redução de preços para o produtor que reduziu o povoamento para o segundo semestre, que naturalmente diminuiu a oferta do produto no mercado, que recuperou o preço para o produtor. Em tese foi um primeiro semestre bom para o consumidor e no segundo semestre bom para o produtor.
 
Terminou o ano bem e positivo, com o produtor animado, pensando em novos investimentos para 2020, afirmou Medeiros.
 
Em relação ao mercado Chinês, o setor da aquicultura ainda não sentiu os efeitos da exportação de outras proteínas para o país oriental, o que deve surtir os efeitos no primeiro trimestre deste ano. "O filé de Tilapia era um pouco mais caro que o coxão mole e hoje já ficamos para trás, o que deve aumentar o consumo de peixe no início deste ano".

Produção
Temos dois grupos de peixes produzidos no Brasil, a Tilápia que é mais de 55% de tudo que é cultivado no Brasil e o segundo grupo é o Tambaqui, que é cultivado em Rondônia, Amazonas, Roraima e Mato Grosso.
Nos últimos anos registrou-se um crescimento acima de 10% no caso da Tilapia, já o Tambaqui, um crescimento menor, de 3% ao ano. Isto se explica pelo motivo que a Tilapia é consumida nas regiões sul e sudeste, onde o poder aquisitivo é maior, e o Tambaqui é consumido na região norte, onde o IDH e o Poder Aquisitivo é inferior que acaba impactando na atividade.
 
Atualmente os produtores estão melhorando o processamento do Tambaqui para vender o produto nas regiões sul e sudeste.
 
Consumo
Temos dois trabalhos focados pela Peixe BR, um voltado para o mercado interno e outro junto ao mercado externo.
Lançamos a Campanha "Coma Mais Peixe", com a hashtag comamais peixe, porque o consumo per capta tem crescimento em médica 10% ao ano, que é considerado bom.
Nossa meta é elevar o consumo de 4kg por habitante/ano para que em sete anos suba esse número para 10kg habitante/ano, do nosso peixe de cultivo.
 
A média mundial de consumo de peixe per capita é de 20kg por habitante, ou seja estamos muito aquém, para se ter uma ideia o continente africano tem um consumo per capita superior ao do Brasil em termos de peixe. A parte boa desse cenário é que temos uma margem de crescimento na produção de pescado para 2 milhões de toneladas.

Exportação.
No final do ano de 2018, começamos do zero, implantamos a exportação de tilápia, em 2019 tivemos um crescimento de 20% nas exportações de filé fresco, 110% filé congelado de Tilapia e 19% de Tilapia congelada em 2019.
Importante ressaltar que terminamos o ano de 2019 exportando a Tilapia para China que é o maior produtor da espécie no mundo, resultado do trabalho e do ganho de competitividade, graças ao trabalho do produtor da industria e o preço do dólar, declarou Francisco Medeiros.
 
O executivo da Peixe BR relatou que foi feito um trabalho de incorporação do peixe de cultivo Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e de lá pra cá abriu-se as portas para exportação do nosso peixe de cultivo, com assessoria de empresa americana que assessora a piscicultura brasileira.
 
O principal mercado consumidor internacional do peixe de cultivo do Brasil são os Estados Unidos e Canadá. O mercado de filé fresco e congelado é o mais exportados para estes países.
 
Nos próximos 10 a 15 anos a Peixe BR projeta brigar com a China em relação a liderança mundial nas exportações de pescado.
 
Projeção Peixe de Cultivo 2020
Francisco Medeiro afirmou na entrevista ao Terra Viva, que o cenário de 2020 está começando de maneira positiva porque o produtor está sendo melhor remunerado, e já temos as exportações respondendo melhor do que aconteceu em 2018, e a Campanha "Coma Mais Peixe", que está sendo trabalhado no mercado interno, conscientizada o consumidores que consumir principalmente peixe de cultivo é mais barato e fácil de fazer, além disso o resultado da indústria de processamento do pescado que começa a receber as máquinas automáticas de filetar Tilapia, que vai promover uma mudança radical no nosso negócio. É automação do sistema de processamento e da industria brasileira.