15/05/2021 06h54 - Atualizado em 15/05/2021 07h08

23 municípios da região noroeste fundam Consórcio Intermunicipal dos Rios Grande e Paraná-CONGRAPAR

Bim Belão será o Presidente do Consórcio e tem como primeiro objetivo implantar ações para a coleta e tratamento de resíduos sólidos

O Município de Três Fronteiras foi a sede da reunião de trabalho que fundou Consórcio Intermunicipal Rios Grande e Paraná - CONGRAPAR que reunirá os municípios de Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Clara d’Oeste, Nova Canaã Paulista, Rubinéia, Santa Rita d’Oeste, Aparecida d’Oeste, Mesópolis, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Jales, Marinópolis, Palmeira d’Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Populina, Santa Albertina, Santa Salete, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil com uma população de 153.507 habitantes.

Bim Belão, Prefeito de Três Fronteiras e o coordenador do Programa Município Verde Azul José Walter recepcionaram na sede da Câmara Municipal, os prefeitos e representantes dos municípios que integrarão o Consórcio.

Formaram a mesa dos trabalhados, Bim Belão (Três Fronteiras), Edson Avallos (CMM), Marcos José Amancio (Sebrae Votuporanga), Luciana Faidiga Presidente da Câmara de Três Fronteiras, Mara Amaral representante do Deputado Itamar Borges e Karina do Carmo chefe de gabinete do Deputado Carlão Pignatari.

 

Através da transmissão remota (por vídeo conferência) participaram o Secretário Estadual da Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido e José Valverde coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

O Secretário Penido destacou que a formação do COGRAPAR vai possibilitar dentre outras coisas, viabilização de ações voltadas para a preservação do meio ambiente como o fomento da reciclagem de lixo e implantação de um aterro sanitário “coletivo” para atender as obrigações legais para preservar o meio ambiente.

Valverde destacou a mobilização e o interesse demonstrado pelos municípios que compareceram ao encontro e se colocou à disposição para elaboração dos projetos da entidade que está sendo formada.

“Foi uma data histórica esse 14 de maio de 20219, com a criação deste Consórcio, irá viabilizar a destinação de recursos públicos para implantarmos importantes ações como a coleta e tratamento do lixo corretas, atendendo as legislações vigentes e ficará economicamente mais barato para solucionar as obrigações legais ambientais”, comentou Bim Belão Prefeito de Três Fronteiras.

Bim explicou ainda que o Consórcio poderá ser beneficiado com projetos em andamento para compra de uma usina móvel de filtrar entulho, bem como também integrar o projeto de aterros sanitários que o consórcio irá implantar, gerando uma economia de 50% para o município no gasto com a destinação, dentre outros benefícios.

Jose Walter coordenador estadual do PMVA SP - Programa Município Verde Azul, parabenizou os prefeitos pela criação do consórcio e destacou a importância desta mobilização para o fomento ao PMVA e aproveitar para informar os presentes que o Governo Paulista está criando o ICMS Ambiental, que compõe um fundo de R$500 milhões que serão destinados aos municípios que participam do Programa VerdeAzul. “Os Consórcios e os Municípios que aderirem ao Verde Azul sairão na frente para obter repasses do governo de São Paul.”

Édson Avallos Marim, jornalista e especialista em gestão pública e Secretário Executivo do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana mencionou sua experiência na modalidade em discussão, incentivou a concretização do colegiado e que estará à disposição para prestar assessoria para levantamento dos recursos públicos disponíveis para aplicação ambiental e em outras áreas como saúde e social.

O Sebrae estará disponível para apoiar as iniciativas do poder público junto ao CONGRAPAR. “O Sebrae está apoiando os Consórcio que atuam em várias frentes dos serviços público e estaremos oferecendo consultorias com toda a sua estrutura para que as ações se consolidem. Parabéns pela iniciativa e contém com o Sebrae”, disse Marcos José Amancio, gerente do Sebrae Votuporanga.

“Hoje estamos testemunhando e dando um passo muito importante com a criação do CONGRAPAR e o meio ambiente agradece, e juntos faremos a diferença, seremos mais fortes”, disse a presidente da Câmara de Três Fronteiras Luciana Faidiga.

Diretoria do CONGRAPAR - Consórcio Intermunicipal dos Rioa Grande e Paraná

Os primeiros diretores do Consórcio dos Rios Grande e Paraná foram eleitos por aclamação.

Presidente - Rubens José Belão - Três Fronteiras

Vice-Presidente - Vagner Hernandes - Santana da Ponte Pensa

Coordenadora Geral - Thaísa Cristina Costa Moreira - Nova Canaã Paulista

Conselho Fiscal –

Presidente - Reinaldo Savazi - Palmeira D’Oeste

1º Secretário - Cisino Oliveira Leão - Pontalinda

2º Secretário - Evandro Mura - Santa Fé do Sul

14 prefeitos compareceram e os demais enviaram representantes na Assembleia que fundou o CONGRAPAR.

(informamais.com.br)