06/10/2018 06h54 - Atualizado em 06/10/2018 06h59

4.130 títulos foram cancelados ou suspensos na Comarca de Santa Fé do Sul.

Quase dois mil títulos foram cancelados ou suspensos na cidade de Santa Fé do Sul.

Um total de 42.084 eleitores estão aptos a votar neste domingo, dia 7 de outubro, nos municípios de Santa Fé do Sul, Nova Canaã Paulista, Rubinéia, Santa Clara D’Oeste, Santa Rita D’Oeste, Santana da Ponte Pensa e Três Fronteiras, para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador (2), governador e presidente.

Mas este número poderia ser superior a 46 mil eleitores, senão fosse os 3.366 títulos cancelados e os 764 suspensos pelo cartório eleitoral.

Título Eleitoral Cancelado

O cancelamento do título pode ocorrer, em regra, por ausência às urnas por três eleições consecutivas e pelo não comparecimento à revisão do eleitorado, cujo procedimento visa à comprovação do seu domicílio eleitoral, ocorrida no seu município de inscrição.

Título Eleitoral Suspenso

O título eleitoral pode ser suspenso quando o eleitor esteja em cumprimento do serviço militar obrigatório (conscrito); tenha sido condenado criminalmente com sentença transitada em julgado, condenado por improbidade administrativa ou declarado incapaz para os atos da vida civil (incapacidade civil absoluta). Em tais situações, não poderá votar enquanto durarem os efeitos, tendo os seus direitos políticos suspensos.

Em Nova Canaã Paulista que tem 2.112 eleitores aptos, 167 foram cancelados e 28 suspensos.

Em Rubinéia o número e eleitores aptos a vota são 3.047. Foram cancelados 256 e suspensos um total de 60.

Santa Clara D’Oeste tem 2.207 eleitores em condições de votar e neste ano foram cancelados 163 enquanto 43 eleitores teve o título suspenso,

Santa Fé do Sul é o maior município da comarca com 25.555 eleitores cadastrados em condições de exercer o voto, mas foram cancelados 1.977 e 495 foram suspensos.

A Justiça Eleitoral cancelou em Santa Rita D’oeste 202 títulos e suspendeu 28. O município tem 2.449 eleitores aptos a votar.

Santana da Ponte Pensa é o município com menor número de eleitores aptos com 1.641 e foram cancelados 143 e 32 suspensos

Três Fronteiras que é segundo maior colégio eleitoral da Comarca de Santa Fé do Sul com 5.073 eleitores, 458 títulos foram cancelados e 78 suspensos.

Como procedo para regularizar meu título eleitoral suspenso?

Para a regularização da inscrição eleitoral o interessado deverá, por intermédio de requerimento dirigido ao juízo eleitoral da sua inscrição, comprovar o fim destes efeitos (exemplo: certidão de cumprimento do serviço militar obrigatório, documento que comprove a reaquisição da capacidade civil ou a cessação dos efeitos da condenação pela extinção da punibilidade, entre outros).

Esclarecimentos sobre a situação “Suspenso” somente podem ser fornecidos ao titular da inscrição eleitoral, os quais deverão ser solicitados mediante comparecimento pessoal a qualquer Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor.

Como procedo para regularizar título eleitoral cancelado?

Para regularizar sua situação eleitoral deverá comparecer ao Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor do seu atual domicílio, portando documento oficial de identificação (não é aceito o Passaporte) e comprovante de domicílio. Na hipótese da existência de débitos com a Justiça Eleitoral, o valor da multa, se aplicado, é arbitrado pelo juiz eleitoral. A Certidão de Quitação Eleitoral somente poderá ser obtida após a quitação do débito. Não é possível fazer a regularização por outra pessoa, mesmo com qualquer tipo de procuração. Consulte o endereço e o horário de atendimento do seu cartório eleitoral.