28/09/2017 19h33 - Atualizado em 28/09/2017 19h33

AME Santa Fé busca conscientização da população sobre faltas em consultas, exames e procedimentos

Para evitar ausência em atendimentos agendados, medidas são tomadas como envio de torpedos para celular e confirmação via telefone, na véspera do serv

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santa Fé do Sul alerta os pacientes quanto às faltas em consultas, exames ou procedimentos. A ausência nos atendimentos agendados afeta centenas de usuários que aguardam a assistência, podendo comprometer a saúde.

O índice de absenteísmo – ausência no serviço – chegou a 9,88%, alcançando o número de 3.889 faltas no período de janeiro a agosto deste ano, em consultas médicas.  De acordo com dados da Controladoria, Dermatologia (15,13%), Proctologia (13,42%) e Neurologia (11,83%) são as especialidades com maior ausência nas consultas. Geriatria chega a 11,54% e Cirurgia Geral, 11,47% ficando em quarto e quinto lugares.  “São números significativos, que acarretam ociosidade em nossos serviços, pois ficamos à disposição para o atendimento de todos os pacientes que foram agendados. O absenteísmo acarreta também maior tempo de espera para quem está na fila, aguardando que sua consulta seja agendada”, explicou Vera Elaine Lacerda, gerente administrativa.

Além da remarcação das consultas, aumenta a fila de espera e, consequentemente, prejudica os próximos usuários a serem atendidos, além de interferir tanto na agenda dos médicos quanto na disponibilidade de funcionários.

Com o intuito de reduzir esta média, o AME desenvolve medidas preventivas e conta com apoio da população. Torpedos são enviados para o celular dos pacientes agendados – 48 e 24 horas antes do procedimento. Além disso, o Call Center liga na véspera, para confirmar a presença. Tudo para garantir que esta vaga não seja perdida. “Precisamos da conscientização dos usuários, para que compareçam no seu atendimento agendado, e caso não seja possível a sua realização, que nos avise com antecedência, para que possamos aproveitar essa vaga para o próximo da fila de espera, e assim, o usuário tenha o seu atendimento de direito”, afirmou.

Os serviços de saúde são planejados para atender a determinado número de pacientes visando atenção ao cidadão. O atendimento não realizado é uma oportunidade perdida de oferecer assistência a outro indivíduo que necessita de atenção a sua saúde e também prejuízo financeiro. “Para garantirmos a qualidade, resolutividade e a humanização do atendimento temos o sistema de agendamento. Para aqueles que tiveram imprevistos, pedimos que entre em contato pelo telefone (17) 3641-9160 e libere o horário, ajudando outra pessoa que também está precisando”, concluiu.