06/10/2021 16h05 - Atualizado em 06/10/2021 16h05

AME Santa Fé do Sul comemora seu 13º aniversário atendendo recuperados da COVID-19

Pacientes que tiveram a doença passaram a ter acompanhamento em Pneumologia; 97 pessoas foram atendidas na especialidade desde o ano passado.

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santa Fé do Sul comemorou seu 13º aniversário de funcionamento em setembro, marcado por um momento em que o serviço tem se dedicado a atender pacientes que se recuperaram da COVID-19 mas ainda precisam de cuidados e têm sido atendidos na especialidade de Pneumologia.

Desde o inicio da pandemia foram atendidos 97 pacientes, sendo 26 no ano passado e 71 de janeiro a agosto de 2021. “O AME oferece acolhimento dos pacientes adoecidos pela COVID com repercussões respiratórias, cardiovasculares e neurológicas, permitindo diagnóstico precoce de complicações, minimizando a chance de sequelas pela doença. Além disso, atua em conjunta com a unidade de saúde, utilizando equipe multiprofissional para atendimento do paciente na fase pós-Coronavírus de forma integrada e resolutiva", explica o médico pneumologista, Dr. Wagner Moneda Telini.

Desde sua inauguração, o AME já fez mais de 2,6 milhões de atendimentos. Oferta consultas médicas e não médicas em 22 especialidades, exames, cirurgias e procedimentos de menor complexidade. Os exames disponíveis  englobam laboratório clínico, anatomia, patologia e citologia, radiologia, ultrassonografia, endoscopia e métodos de diagnósticos em especialidades (MIX).

 O objetivo do serviço é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, bem como promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional. “Nossa equipe conta com profissionais multidisciplinares extremamente comprometidos e dedicados. São 13 anos de muito trabalho, conquistas e de atendimento humanizado”, aponta a gerente administrativa da unidade, Vera Lacerda.

Os 13 anos de existência são marcados por reuniões para  otimizar processos e pelo início do projeto de Experiência do Paciente e NPS (Net Promoter Score), com foco em ouvir os usuários e traçar melhorias na assistência.
 

Balanços e conquistas

Somente no ano passado, houve 189.489 procedimentos no geral, sendo 128.701 exames, 3.172 cirurgias e 57.616 consultas, uma média de 767 procedimentos por dia. Aproximadamente 100 mil pacientes foram assistidos pelo Ambulatório.

De janeiro até agosto deste ano, foram 118.549 atendimentos, sendo 81.384 exames, 35.453 consultas e 1.712 cirurgias.

O AME opera com 83 colaboradores e 52 médicos que atende a região com aproximadamente 47 mil habitantes, distribuídos entre os municípios de Santa Fé do Sul, Rubinéia, Santa Clara do D’ Oeste, Santa Rita D’ Oeste, Nova Canaã Paulista e Três Fronteiras.

O serviço possui a certificação em Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em atendimentos ambulatoriais de consultas, exames e pequenos procedimentos cirúrgicos e a Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Além disso, foi considerada a quarta melhor empresa para se trabalhar no Brasil, na categoria Clínica, em ranking elaborado pelo Instituto Great Place to Work Brasil em parceria com a Live Healthcare Media, em 2020. “O AME cresce a cada ano, aproximando a relação de colaboradores e pacientes e, principalmente, fazendo uma assistência de qualidade que se tornou referência para a região”, destaca a  Vera Lacerda.

O Ambulatório de Santa Fé do Sul atende mediante agendamento via Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde. Funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h e fica na Avenida Navarro de Andrade, 40.