14/06/2015 06h50 - Atualizado em 14/06/2015 06h50

APROPESC ressalta importância do Ministro Edinho Araújo nos avanços da Piscicultura Regional

"Edinho Araújo, é o interlocutor mais categorizado que uma região poderia ter e nós o temos".

Na semana que passou os Piscicultores em Tanques Redes da Região de Santa Fé do Sul instalados no Reservatório de Ilha Solteira puderam comemorar importantes conquistas após meses de negociações com o Ministério da Pesca.

Problemas que se arrastavam mediante a burocracia e que emperrava decisões e medida ultra necessárias  para que os produtores pudessem enfrentar a crise hídrica como por exemplo a autorização para mudança de área para garantir a produção de tilapias.

Outra grande conquista foi a informação dada pelo MPA na última terça feira, dia 9 de maio, na reunião que ocorreu no anfiteatro da FUNEC, onde foram anunciados um Plano de Fiscalização que permitirá a autorização de outorgas há cerca de 20 produtores que produziam na ilegalidade.

As conquistas do último dia 9 foram resultados de importantes ações de mobilização, sobretudo da sensibilidade do Deputado Federal Edinho Araújo, que após assumir em janeiro o Ministério dos Portos tratou de marcar audiência em Brasília com o Ministro Helder Barbalho para conhecer os anseios dos produtores da região de Santa Fé do Sul. Após o encontro em fevereiro deste ano, outra audiência no MPA aconteceu sobre a tutela de Edinho Araújo voltou a acontecer, e nesta, Helder Barbalho disse aos presentes, que os problemas se resolveriam “de um jeito ou de outro”, segundo ouviram os produtores. Na última reunião em Brasília, no mês de maio, o ministro e sua equipe marcaram para o dia 9 de junho, terça feira passada a reunião de trabalho em Santa Fé do Sul.

Portanto o Ministro Edinho Araújo mostrou que defende sua região, sua cidade e seu estado, ainda sob a função de Deputado Federal, mandato dado a ele pela confiança conquistada junto aos eleitores do Estado de São Paulo. Diante disse a APROPES publicou neste sábado uma merecida nota de reconhecimento ao Ministro Edinho Araújo sobre os avanços da piscicultura regional.

“O Emerson Esteves informou os motivos dos nossos agradecimentos à equipe técnica do MPA e ao Ministro Helder. Entretanto devo aqui fazer justiça a outros parceiros que não foram citados no nosso reconhecimento.

Para corrigirmos a injustiça é preciso agradecer ao Ministro Edinho Araújo e equipe a disposição de sempre para nos acolher em nossas demandas. Parceiro de primeira hora, Edinho Araújo, é o interlocutor mais categorizado que uma região poderia ter e nós o temos. Nosso reconhecimento e gratidão à atuação incessante do Edinho no decorrer de sua vida pública na defesa dos interesses coletivos, agora especificamente na piscicultura regional.

Atte.

Marilsa Patrício Fernandes

Secretária Executiva da APROPESC