30/05/2017 19h29 - Atualizado em 30/05/2017 19h34

Abertura do Aquishow 2017 reúne cerca de mil pessoas em Santa Fé do Sul

Secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles representou o governo de São Paulo e expositores de doze estados estão participando do evento.

Cerca de mil pessoas participaram da solenidade de abertura da oitava edição do Aquishow 2017 sediado na cidade de Santa de Santa Fé do Sul/SP sob a organização da Peixe SP - Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União – Peixe SP, CIMDESP – Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura que integra os municípios da Comarca de Santa Fé do Sul e com o apoio da Prefeitura de Santa Fé do Sul.

O Público presente representou empresários da aquicultura, expositores de diversos equipamentos de alta tecnologias e insumos para o setor. No recinto da feira de exposições haviam representantes de empresas de pelo menos doze estados brasileiros, de norte a sul do país.

Além dos representantes da cadeia produtivo, foco principal do Aquishow de 2017 também estiveram presentes autoridades, políticos e palestrantes, dentre eles o Secretário Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Salles, os deputados Fausto Pinato (Federal), Itamar Borges (Estadual), representantes do deputado Carlão Pignatari, que foram recepcionados pelo Prefeito de Santa Fé do Ademir Maschio e o presidente da comissão organizador e da Peixe SP, Emerson Esteves.

Para o Presidente da Comissão, o evento atingiu todos os objetivos com a presença representantes de todo o setor produtivo. “Estamos com a sensação do dever cumprido e esse nos motiva ainda mais a lutar pelo desenvolvimento e valorização da atividade da piscicultura no estado de São Paulo”, comemorou Emerson Esteves que já anunciou que o evento de 2018 chamará: “Aquishow Brasil” e será realizado nos dias 15,16 e 17 de maio,

O vereador Marcelo Favaleça, presidente da Câmara Municipal reconheceu a grande organização da Aquishow 2017, enumerou os grandes benefícios que o setor do pescado está trazendo para a região de Santa Fé do Sul com a geração de emprego e renda, e que acredita que em breve o desempregos que assola o Brasil e a região, principalmente, irá deiminuir e em nome do Legislativo local parabenizou todos os responsáveis pela organização: Peixe SP, Prefeitura Municipal e CIMDESP.

Para Itamar Borges, “a aquicultura paulista vice seu melhor momento e isso se deve ao governo do estado que recentemente vem adotando políticas públicas que ajudam a alavancar e manter o crescimento do setor, e a publicação do Decreto de 1/11/2016, deu segurança jurídica aos aquicultores e piscicultores do estado que a partir de então puderam licenciar seus parques aquícolas”.

O deputado Federal Fausto Pinato, entoou o discurso de esperança e, lembrou que nos atuais tempos de crise política que afeta a economia brasileira, os piscicultores, especialmente os de São Paulo, se tornam exemplo de que devemos continuar acreditando no Brasil, pois estão em franco crescimento gerando emprego e renda para os brasileiros, Parabéns”, disse Pinato

O prefeito Ademir Maschio agradeceu e enalteceu o grande esforço da equipe organizadora do Aquishow e, disse que o evento se torna cada vez mais reconhecimento nacionalmente, ressaltando a importância dos organizadores anteriores, mas que o diferencial implantado pela Peixe SP neste ano, coloca o Aquishow definitivamente como o maior do Brasil, Ademir agradeceu a presença de todos, em especial do Secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles que muito contribuiu para que os empresários a piscicultura continuasse acreditando produção de peixes (Tilápia) na região que é a maior produtora do Brasil.

A presença inédita do Secretário de Meio Ambiente Paulista no Aquishow quebrou um tabu entre o setor produtivo e a secretaria que em outros tempos era tratada como um obstáculo para o crescimento do setor, mas a publicação do Decreto Ambiental que regulamentou os tanques redes no estado de São Paulo mudou este conceito entre ambas as partes.

Para Ricardo Salles, a Secretaria sempre esteve preocupado com a preservação do meio ambiente e, após minuciosos estudos chegou-se a um consenso que pode beneficiar a todos sem agredir nossas riquezas naturais. Salles elogiou a organização do evento e em nome do Governado Geraldo Alckmin parabenizou todos os presentes.

O vento também contou a presença de representantes da CATI - Secrtaria da Agricultura, do presidente da Câmara Setorial do Pescado, Martin Colpani, do coordenador da Pesca junto à Secretaria Nacional da Pesca em São Paulo, Marcos Pereira, do Presidente do Sindicato Rural Luiz Bermal, dos prefeitos Alaor Pasian (Santa Rita D'Oeste) e Wayr Zapelão (Santa Clara) e o ex-Ministro da Pesca Altemir Gregolim, um dos palestrantes do dia.

No período da tarde foram realizadas palestras técnicas e os stands estiveram lotados com ofertas de produtores e expectativas de negócios futuros. para quarta feira (31) está prevista a presença do Secretário Estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim, que também irá ministrar uma palestra aos presentes. O evento reiniciárá as 9h00m.