10/11/2016 10h57 - Atualizado em 10/11/2016 10h57

Ademir Maschio participa de Congresso da AMA e deputado Itamar Borges destaca crescimento do turismo

10º Congresso da Associação dos Municípios da Araraquarense reúne cerca de mil pessoas no primeiro dia

A AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense realiza até 11 de novembro o X Congresso de Municípios do Noroeste Paulista. O evento acontecer no Ipê Park Hotel, entre Rio Preto e Cedral. Segundo o presidente da AMA, Antônio Carlos Macarrão do Prado, prefeito de Mira Estrela, o tema deste ano é “Os Desafios e Perspectivas da Nova Gestão”.

“Agora, em outubro, foi eleito um novo grupo de prefeitos para administrar as cidades da nossa região. Outros, foram reeleitos. Preparamos uma grade de palestras para atender a todos, ou seja, prefeitos que estão saindo, prefeitos que estão chegando e perfeitos que vão permanecer no cargo”, informou Macarrão.

Na abertura realizada nesta quarta-feira (9), o Congresso apresentou a palestras do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko que falou sobre a expansão do turismo paulista e criação de mais 140 municípios de interesse turístico.

A grade de programação tem ainda como palestrantes especialistas em gestão pública da região de Rio Preto. O médico sanitarista José Carlos Cacau Lopes, coordenador do programa Mais Médico na região e o diretor executivo do Hospital de Base, Horácio Ramalho, irão falar do SUS e da relação dos municípios com o hospital. O juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, irá debater as vagas em creche e pré-escola.Cristina Sayeg, ex-secretária municipal de Educação em Mirassol e Arnaldo de Freitas Vieira, ex-secretário de Cultura de Rio Preto, irão falar de educação e marketing. Renato Goes, coordenador do Programa Estadual de Regularização Fundiária, irá apresentar o programa Cidade Legal.

O Municipalismo e as dificuldades que os municípios estão enfrentando estarão no centro dos debates. “Os gestores municipais de todo o país têm enfrentado momentos difíceis à frente de suas prefeituras. A crise econômica, associada à má distribuição de recursos gerados por Estados e Municípios, transformou a administração das nossas cidades numa tarefa quase impossível. Precisamos, urgentemente, de um pacto federativo com uma divisão mais justa do bolo tributário”, declarou o presidente da AMA.

Ainda segundo o presidente da AMA, os prefeitos empossados terão que cumprir novos deveres e novas formas de exercer antigos deveres, buscando a tão sonhada excelência na gestão pública.

O Congresso da AMA é direcionado a prefeitos, vereadores, secretários municipais, gestores municipais, entidades municipalistas e da sociedade civil de todo o Estado de São Paulo. “Novamente, vamos ter as parcerias da APM – Associação Paulista de Municípios, CNM – Confederação Nacional dos Municípios e Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo”.

O deputado estadual Itamar Borges, dividiu a mesa com o Secretário de Turismo de São Paulo para destacar os avanços do setor no estado e das perspectivas de crescimento com a criação dos municípios de interesse turístico. “A partir do ano que vem São Paulo terá cerca de 210 municípios com vocação turística recebendo incentivos públicos”, lembrou o deputado.

O prefeito de Santa Fé do Sul, foi o único representante da Comarca na abertura do Congresso. Ademir Maschio aproveitou para se encontrar com o secretário de turismo Laércio Benko, e reiterou as reivindicações para ampliar as ações de turismo na cidade e na região. Ademir disse que a partir de 1 de janeiro, sua equipe, com a nomeação de um secretário municipal fará um grande plano municipal de turismo para movimentar a cidade a região e impulsionar o comercio da cidade.

(com assessoria da AMA)