26/05/2022 16h56 - Atualizado em 26/05/2022 16h56

Agentes da Guarda Municipal salvam rescém-nascida de 25 dias engasgada após amamentação

Agente Garbelin realizou manobra de salvamento conhecida como "Manobra de Heimlich".

Na segunda-feira, 23 de maio, o agente da Guarda Civil Municipal, da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Garbelin, realizou o salvamento de um bebê de 25 dias, que havia se engasgado, após ser amamentado dentro da residência.

Garbelin contou que ao realizar parada na Base da GCM, na Rua 12, região central da cidade, ele e os integrantes de sua equipe, Eder e Gomes, se depararam com uma situação atípica; um veículo em alta velocidade estacionou defronte a base e em seguida o pai Edmir desembarcou com m sua filha Esther, recém-nascida nos braços pedindo ajuda e informou que a bebe havia engasgada após amamentação e não respirava. Imediatamente, o Guarda Civil Municipal Garbelin, a tomou em seus braços realizando a manobra de heimlich, e dentro da viatura, continuou a manobra até Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que fica a cerca de 500 metros da base. Os pais foram orientados a irem à UPA, e rapidamente os integrantes da GCM embarcaram juntamente com o bebê, se deslocando a unidade de pronto atendimento.

Durante o trajeto foi realizada por diversas vezes o procedimento, e a bebê voltou a respirar, ficando sobre os cuidados dos médicos de plantão, já fora de perigo e permanecer na Unidade em observação juntamente com a mãe.  

Garbelin é Agente da GCM, desde sua fundação, em 2004, e por cinco anos trabalhou na extinta Unidade de Resgate, que foi substituída pelo SAMU. “Agradeço a Deus primeiramente por ter me dado tranquilidade e sabedoria, naquele momento, pois foi a primeira vez que tiver que atender uma ocorrência daquela natureza, mas durante toda minha trajetória na Guarda Civil de Santa Fé do Sul, passei por vários treinamentos, e sempre estou atualizando, através  da nossa instituição, que trabalho e defendo com orgulho e dedicação, e felizmente terminamos a ocorrência com um final feliz; a criança passa bem, e os pais que passaram por um enorme susto, tiveram sua filha salva, sou muito grato a Deus”, disse Garbelim ao site informamais.

O Comandante da GCM de Santa Fé do Sul, Flávio Rodrigues, parabenizou os seus comandados, e reiterou o comprometimento da corporação com a socieade em qualquer situação. "Nossas equipes passam por treinamentos e capacitações periódicamente para estarem prontos a atender a comunidade. Nesta ocorrência, temos que comemorar muito, pois afinal de contas, uma vida foi salva, e o final da ocorrência foi recompensador para os pais e para todos nos da Guarda Civil Municipal de Santa Fé do Sul, e podem contar sempre conosco", disse o comandante.

A Guarda Municipal completa em 2022, 18 anos de fundação. Foi criada em 2004, no governo do ex-prefeito Itamar Borges.

A manobra de Heimlich

É uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Técnica em bebê

Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.