20/09/2014 07h03 - Atualizado em 20/09/2014 07h20

Água / Municípios operados pela Sabesp não adotam racionamento

Cidades são abastecidas por poços profundos

Segundo o Gerente de Divisão da Sabesp da Região de Jales, os vinte e três municípios e os nove distritos operados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo não foram adotado o racionamento no consumo de água.

Gilmar Rodrigues de Jesus afirmou que por enquanto o abastecimento é normal. A captação de água nos municípios pertencentes à divisão de Jales é através de Poços Profundos, com profundidades acima de cem metros. Apenas os municípios de Palmeira D’Oeste, Marinópolis e Três Fronteiras a captação é superficial, e também não estão sujeitos ao racionamento neste momento. Apesar disso, Gilmar orienta a população para o uso racional da água, evitando lavar calçadas e carros.

Em Jales, que tem uma população de quase 50 mil pessoas, o consumo médio é de 10,5 milhões de litros por dia, que são abastecidos por trezes poços profundos, sendo que um deles mede 1,2 mil metros. Em Santa Fé do Sul o consumo segundo o SAAE é de 9,5 milhões de litros por dia para uma população de 30 mil habitantes. A diferença constatada no consumo é devido ao Índice de Perdas em Jales que está próximo de 6%.

Em Santa Fé do Sul começou na terça feira (16) o período de racionamento a partir das 6h00m as 18h00m, com o corte no fornecimento. O nível das duas represas que abastecem 70% da população está em 12%. O abastecimento é completado com sete poços em operação na cidade.

O racionamento não data para terminar. Ontem (19) voltou a chover na cidade e região, e segundo o SAAE o volume registrado na sexta feira, foi de 40 mm. A última chuva foi registrada em 24 de julho de 2014.

Há dois anos, chove menos do que o esperado. O reflexo disso pode ser vista nas represas que abastecem a cidade e, uma delas, está com apenas 12% da capacidade normal.

Segundo o CIIAGRO, do governo do Estado de São Paulo até julho deste ano o acumulado de chuva foi de apenas 22,9 mm em Santa Fé do Sul. Em 2013, registrou-se 1.089 mm de chuva.