02/05/2016 09h57 - Atualizado em 02/05/2016 09h57

Alckmin diz que "vai raspar o fundo tacho para atender pedidos de prefeitos"

Em entrevista coletiva falou da crise dos hospitais, concurso para 1878 diretores de escolas e contratação de 2 mil professores

O Informamais participou de entrevista coletiva com o Governador do Estado de São Paulo na cidade de Vitória Brasil, na última sexta feira, 29 de abril, onde foram inauguradas a Creche Escola, Casa da Agricultura e a nova sede do CRAS no município.

Crise financeira das Santas Casas

Perguntado sobre as dificuldades dos hospitais que atendem o SUS - Sistema Único de Saúde para pagar os seus os custos, o governador respondeu "que todos os hospitais que atendem o SUS estão passando por grandes dificuldades, porque a tabela do SUS não é corrigida há 12 anos e então hoje a tabela cobre no máximo de 50 % dos valores dos procedimentos. Para o Alckmin, quanto mais os hospitais atendem o SUS o prejuízo aumenta".

O chefe do Estado de São Paulo disse que a Secretaria de Saúde tem o programa “Santas Casas Sustentáveis” que complementa a tabela do SUS. “Os hospitais de apoio tem 10% a mais do que eles faturam, as Santas Casas estratégicas 40% e as estruturantes 70% a mais. "São Paulo é o único estado do Brasil que está complementando a tabela do SUS” afirmou Alckmin.

O governador disse que a aguarda a possível transição no Governo Federal, para apresentar um pedido coletivo dos estados para que o Ministério da Saúde aumente a tabela do SUS. Para Alckmin, esse problema financeiro não é por conta de má gestão dos hospitais. “Quanto mais atende o SUS, mais aumenta o déficit”.

Educação

O governador disse que a boa noticia na área da educação é a autorização para a contratação de dois mil professores de forma emergencial, sendo 500 PEB1 e 1500 PEB2. As escolas já podem abrir processo seletivo simplificado para iniciar as contratações.

Foram autorizadas as contratações de 900 agentes de organização escolar e 71 agentes de serviços escolares e anunciou a abertura de concurso público para 1878 diretores escolas. “É preciso investir em recursos humanos”, disse Alckmin.

Pleitos dos Prefeitos Municipais.

Os prefeitos da região noroeste aproveitaram a presença do governador em Vitória Brasil para apresentar uma série de reivindicações, dentre elas, assinatura de convênios para construção de casas populares, galerias, asfalto, reforma de ginásios de esportes, aditamento de obras que estão paralisadas. O informamais perguntou se o caixa do governo tem “saúde financeira” boa para atender as demandas.

O governador tucano atribuiu a queda de arrecadação para minimizar as justificativas e disse que tá todo mundo apertado e que na crise o empresário primeiro paga os empregados, depois os fornecedores, e se sobrar dinheiro paga imposto e com isso a arrecadação do estado está caindo. “Vamos raspar o fundo do tacho para poder atender as prefeituras porque é o governo que está mais perto da população”, disse.

Eleições presidenciais em 2018

Após ouvir o apelo da prefeita de Vitória Brasil, Ana Lucia Olhier Módulo (PSDB) para que ele dispute as eleições presidenciais de 2018, Alckmin disse que está muito longe, e o que deve ser feito é trabalhar bastante e fazer um bom governo de São Paulo.