14/05/2022 11h43 - Atualizado em 14/05/2022 11h43

Aos 88 anos, Oftalmologista Helvécio Botelho Siqueira é homenageado pela Santa Casa de Santa Fé

Reconhecimento pela história de dedicação ao Hospital e à população santa-fé-sulense. Dr Helvécio chegou na cidade em 1.959.

A Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul prestou homenagem ao médico oftalmologista doutor Helvécio Botelho Siqueira, que completará 89 anos de idade em novembro de 2021. A entrega de uma placa de condecorações foi entregue na tarde desta sexta-feira, 13 de maio.

O médico que chegou em Santa Fé do Sul em 25 de outubro de 1959, para atuar na antiga “Casa de Saúde” da cidade, viu nascer a fundação da Santa Casa de Misericórdia, em 1.966, e se tornou o segundo Provedor do Hospital em 1.967, sucedendo o senhor Jeronimo de Paula.

Dona Terezinha, esposa, Dr. Helvécio, José Biscassi - Provedor e esposa Leonilda

“Foi uma surpresa agradável, foi muita gentileza, acho que excederam um pouquinho na homenagem”. Fiz o possível durante a minha vida para Santa Fé do Sul, na saúde, nos serviços sociais e voluntário, através do Rotary, mas sinto que podia servir mais a esta cidade”, disse o homenageado durante entrevista ao site informamais. “Continuarei na medida do possível, servindo Santa Fé”

Dona Vera,cunhada do Dr Helvécio, dona Terezinha, esposa e Dona Lourdes Lopes Ferraz, esposa do Dr Ferraz

O médico lembrou que no período do Governo Serra, no Estado de São Paulo, realizou 200 cirurgias de cataratas, gratuitamente para a população, chegando a trabalhar cerca de 10 horas por dia, aos sábados domingos, “foi uma ação comunitária que pude contribuir, e acho que foi um dos melhores programas que fiz na minha vida.”

O Dr. Helvécio que participou da primeira reunião para a fundação da Santa Casa de Santa Fé do Sul em 1966, com a coordenação do então Prefeito Jerônimo de Paula, sempre participou da instituição porque considera muito importante para a população, não só para as pessoas mais carentes, mas para todas as classes sociais.

Para o médico o Governo deveria melhorar os repasses financeiros, via SUS – Sistema Único de Saúde. “Hoje infelizmente o que o SUS paga por paciente internado no Hospital é cerca de 50% dos a valores gastos no tratamento gerando um prejuízo constante para os Hospitais e a alternativa é ir atrás de subvenções que chegam na maioria das vezes através dos políticos, e o nosso atual provedor José Biscassi vem realizando um trabalho incansável para superar os déficits, inclusive contando com a ajuda da população durante os eventos promocionais. O Zé Biscassi está cumprindo mais do que é o seu dever como cidadão, ele está se entregando e se doando para nossa Santa Casa,” comentou o médico oftalmologista.

Próximo de completar 89 anos, em 19 de novembro de 2022, o doutor Helvécio não fala em aposentadoria, e quer continuar trabalhando e servindo as pessoas enquanto desfrutar de condições favoráveis de saúde. “Não sei ficar parado, quando tiro férias, no quinto dia de praia, já penso em retornar, desde minha juventude sempre trabalhei. Acho que a “aposentadoria” deveria acabar, quando a pessoa está com boas condições de saúde, deveria continuar trabalhando, e tem certas aposentadorias que não são merecedoras, e deveria ser melhor regulamentada, diminuindo assim os efeitos financeiros para União, Estados e Municípios.

A homenagem foi feita pela Santa Casa, através da Provedoria, da Mesa Diretora, dos funcionários e médicos da instituição.

Sonia Guli, Captação, Rose Paulon, Diretora de Faturamento, André, Isolina, João, Andresa e Sania.

Rancine, Adilson, Tamires, Maria Elaine, José Biscassi, Alan, Juliana, Juliana e Juliana*

 Os membros da diretoria do Rotary Clube também compartilharam da homenagem.

O Prefeito Evandro Mura, Vice Capitão Benitez, e as damas Elaine e Fernanda também foram homenagear o Doutor Helvécio.

O Legislativo foi representado pelos vereadores Ronaldo Lima, Paula Toppan e Terezinha do Gavas.

Médicos também foram representar o corpo clínico do hospital: Mário, Rodolfo, Luis Cesar, Damião, Nilda, José Amaral, Eloy, Bruno, Fred e Lucy.

As lideranças de todos os setores; manutenção, cozinha, hotelaria, enfermagem, administrativo também foram cumprimentar o Dr. Helvécio, na cerimônia realizada no Centro de Estudos que também leva o nome do homenageado desde 2004, a sala dos médicos.

Conheça mais sobre Dr. Helvécio que é Cidadão Santa-Fé-Sulense desde 2001.

Doutor Helvécio se formou em 1.958, na Universidade Federal Fluminense.

Em 22 de maio de 2001, os vereadores da época outorgaram o título de cidadão santa-fé-sulense, aprovado por unanimidade.

O homenageado é natural da cidade de São João do Paraíso, Estado do Rio de Janeiro. Casado com Terezinha Viana Camargo Siqueira. Tem dois filhos: Rubens e Emiliana e três netos.

Formou-se médio pela Faculdade Fluminense de Medicina, em 1958, dedicando-se à oftalmologia e otorrinolaringologia. É bacharel cm Ciências Contábeis.

Reside em Santa Fé do Sul desde 1959.

Segundo Provedor da Santa Casa de Santa Fé do Sul.

Por três anos foi Presidente do Santa Fé Tênis Clube e Presidente da Associação dos Amigos do Município de Santa Fé do Sul.

Sócio Fundador do Rotary Club de Santa Fé do Sul (desde 1963, quando o Clube ainda era provisório) do qual foi Presidente (1965/1966; t97711978 e 1997/1998) e Vice-Presidente (1960/1970).

Ocupou vários cargos no Conselho Diretor, sendo por diversas vezes Oficial de intercâmbio dos jovens, recebendo inclusive diversos intercambiários e participantes de grupos de estudo de outros Países em sua residência.

Participou, em 1995, da Assembleia Internacional de Anahein (EUA), juntamente com sua esposa.

Foi Governador do Rotary, no Distrito 4480, que engloba Santa Fé do Sul no período de 1995/1996, com o lema “Atue com integridade, sirva com Amor e Trabalho pela Paz, elevando nome de Santa Fé do Sul por toda a região.

Participou de diversos congressos nacionais e internacionais de oftalmologia e otorrinolaringologia.

Membro atuante durante mais de 50 anos em diversas entidades representativas e filantrópicas de Santa Fé do Sul.

Na sua trajetória, sempre colocou seu consultório para eventuais atendimentos gratuitos para pacientes do SUS, que necessitam de realizar de consultas e procedimentos cirúrgicos.

Homenagem Especial ao Dr. Helvécio

"Sua nobre missão de espalhar sabedoria, simplicidade e amor ao próximo, é o que o torna um médico respeitado e admirado por todos. Hoje a Irmandade da Santa Casa de Santa Fé dop Sul, presta esta simples homenagem em agradecimento por tudo que o senhor representa para esta entidade. Anos e anos de dedicação e carinho, o fizeram ser uma inspiração para todos nós. Nossa eterna gratidão!"