27/08/2015 17h25 - Atualizado em 27/08/2015 17h39

Aquishow / Secretário da Agricultura fala em "arsenal" de medidas para desenvolver piscicultura

Arnaldo Jardim participou da abertura oficial do VI Aquishow e se reuniu com produtores

Ao abrir a VI edição do Aquishow, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, saudou Santa Fé do Sul se tornou nesta quarta feira (26) a Capital Nacional da Piscicultura ao realizar um dos maiores eventos da aquicultura e pesca do Brasil.

O secretário mostrou enorme satisfação em representar o governo de São Paulo no evento que segundo ele, mostrou a força e o crescimento dos piscicultores da região de Santa Fé do Sul e elogiou a organização do Aquishow que superou o evento de 2014 e projetou que em 2016 será ainda melhor.

“O setor cresce de uma forma muito significativa e a Secretaria de Agricultura está priorizando a questão da piscicultura diante das atividades de extensão rural, ou seja, engajando os produtores nesse segmento e investindo no Programa de Micro Bacias II, desenvolvendo pesquisas através do Instituto da Pesca buscando descobrir alternativas para aumentar a produtividade e lucratividade do setor”, disse em entrevista Arnaldo Jardim.

Na questão da legislação vigente, Jardim disse que foi dado um passo importante para a legalização dos parques aquícolas (produção em tanques redes) e já estão avançando nas para a legalização da produção em tanque escavado, desta forma o “arsenal” de medidas está se completando visando o maior desenvolvimento do setor aquícola de São Paulo. Para o secretário, não há duvidas que a piscicultura vá crescer muito no estado e no Brasil.

Uma boa notícia trazida por Arnaldo Jardim, durante o VI Aquishow, é uma resolução do governador de São Paulo que irá atender as solicitações que serão apresentadas por um grupo de trabalho dentro da Câmara Setorial do Pescado que estabelecerá normas para o atendimento coletivo dos chamados “parques aquícolas”, e que segundo ele, dará um impulso no que diz respeito ao zoneamento ambiental.  Essas medidas deverão por fim a burocracia, a morosidade e haverá uma facilitação da vida dos aquicultures.

Na tarde desta quarta feira (27) o secretário reuniu os membros da Câmara Setorial do Pescado na sede do Aquishow em Santa Fé do Sul.