03/06/2017 11h15 - Atualizado em 03/06/2017 11h33

Aquishow: Exclusivo: Entrevista do Governador Geraldo Alckmin à Revista Vitrine

Evento que terminou na quinta feira (1) recebeu visitantes de 19 estados e 6 países.

O Aquishow se encerrou na quinta feira dia 1 de junho, com o melhor resultado de suas oito edições. A inovação no formato do evento, que se tornou uma feira de negócios e não em uma festa do peixe, possibilitou a presença de expositores, palestrantes, estudantes, produtores e visitantes de 19 estados e seis países nos três dias de evento. Além da presença de 44 expositores, as maiores do Brasil, inclusive algumas multinacionais lideres no mercado mundial que trouxeram insumos, produtos e novas tecnólogias, o Aquishow 2017 produziu negócios, troca de informações, através das palestras e, ainda contou com a presenças de personalidades políticas como secretários de estado, Arnaldo Jardim (Agricultura) e Ricardo Salles (Meio Ambiente), deputados Fausto Pinato e Itamar Borges e pesquisadores de todo o Brasil que desenvovem estudos de novas especies, como coordenador geral da Emprapa de Tocantins (Peixe) Carlos Magno dentre outros. 

O anfitrião da Aquishow 2017 foi o prefeito Ademir Maschio que apoiou integralmente o evento que contou com a presença dos vereadores durante a abertura e foi representado na mesa da solenidade pelo vereador Marcelo Favaleça, presidente do Legislativo. Os prefeitos Alaor Pasian e Wayr Zapelão representaram o CIMDESP, que tem como presidente Marilza Fernandes que também é secretaria municipal de planejamento. desenvolvimento econômico e aquicultura, além de Luiz Bermal do Sindicato Rural.

A Feira de Negócios deste ano movimentou o turismo com o esgotamento de todos os leitos de hotel da cidade e também de cidades vizinhas, bares e restaurantes ficaram lotados durante os três dias do Aquishow 2017, que segundo Emerson Esteves Presidente da Peixe SP, em 2018 se chamará "Aquishow Brasil - 2018". Passaram pelo evento cerca de 1700 pessoas e para o ano que vem se projeta um movimento maior, ou seja, já são esperados para o próximo evento, 4 mil visitantes em Santa Fé do Sul.

O site informamais produziu a terceira ediação de sua Revista (Vitrine) que deu enfoque aos avanças e projeções da aquicultua no estado de São Paulo e no Brasil, que segundo a Peixe BR até 2018 o setor deve ter um crescimento de 13%, disse Francisco Medeiros, presidente da Associação Nacional.

Emersom, que foi o presidente da organização deste ano, modificou a estrutura do evento, com ambiente coberto e climatizado com montagens de stands comerciais. Ele estimou que foram feitos mais de R$1,5 milhão em negócios, mas esses números poder ser bem superiores considerando a produção de negocios futuros. 

O representante Rodrigo Zanolo, da MSD Saúde Animal líder mundial no segmento, disse que a palavra Sucesso resume a realização do Aquishow 2017.

Leia a materia exclusiva que a Revista Vitrine: "Aquicultura- Pesca e Turismo fez om o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que esteve nesta sexta feira na região de Santa Fé do Sul.

Vitrine: Como o governo tem pautado a Aquicultura Paulista que tem apresentado crescimento importante na produção de pescado, principalmente na região de Santa Fé do Sul que possui uma completa cadeia de produção?

Alckmin: No final de 2016 foi dado um grande passo para consolidar São Paulo como um dos principais produtores de pescado do país com a elaboração e publicação do Decreto nº 62.243. Esse instrumento jurídico estabeleceu novas regras e procedimentos para obtenção da licença ambiental da aquicultura, tornando o processo menos burocrático e oneroso para o pequeno e médio produtor paulista.

Com essa medida, que foi amplamente debatida com o setor produtivo, pretendemos tornar a atividade de aquicultura mais atraente para novos empreendedores, mas também organizar o setor ao possibilitar que muitos produtores saiam da informalidade e ampliem suas oportunidades de crescimento. É o conceito que temos aplicado para a agricultura paulista como um todo por meio do Programa de Modernização e Desburocratização da Agricultura, o Agrofácil SP.

Além disso, para impulsionar o crescimento do setor na região oeste paulista, a maior produtora de pescado do Estado e onde está localizada a cidade de Santa Fé do Sul, estamos investindo na infraestrutura de pesquisa da Secretaria de Agricultura com o novo Centro de Pesquisa do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto. Essa estrutura será de extrema importância para que os pesquisadores possam trazer soluções e inovações tecnológicas para os produtores, tornando o pescado paulista mais competitivo e sinônimo de proteína animal de qualidade para o consumo humano.

Vitrine: Governador, o setor da indústria do pescado já fez chegar em suas mãos um projeto de reorganização tributária que alavancaria o setor e aumentaria a competitividade de mercado entre os produtores de São Paulo e outros Estados. O que o senhor pode trazer de informações sobre esta importante reivindicação? 

Alckmin: O Estado de São Paulo busca incentivar setores estratégicos da economia, especialmente porque desta maneira está estimulando diretamente o emprego e renda. Estamos analisando os pedidos feito pelo Sindicato da Indústria da Pesca do Estado de São Paulo e da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União. A Secretaria da Fazenda e a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico estudam medidas de estímulo ao setor para então apresentar na Comissão de Secretários Estaduais. A carne de pescado está inserida no rol de produtos da cesta básica, e temos legislação estadual (DECRETO Nº 50.071/2015), que determina redução na base de cálculo destes produtos, de forma que carga tributária seja baixa, de 7%.

 

Vitrine: Quanto ao Turismo de Pesca, especialmente a Esportiva, o governo de São Paulo tem incentivado esta atividade, principalmente na região da Represa do Rio Paraná, um dos maiores rios que recebem estes esportistas?

Alckmin: O Turismo de Pesca é um dos principais fomentadores da cadeia produtiva do turismo paulista. O noroeste do estado é uma região propícia para os apaixonados pela pesca que anualmente atrai mais de 1,5 milhão de turistas. Sabemos que, ao impulsionar o turismo, estamos promovendo o trabalho de conscientização da população, das autoridades na busca por mecanismos inteligentes para geração de renda e proteção ambiental.

Temos muito por fazer, mas já temos bons exemplos a serem seguidos: Santa Fé do Sul é referência no turismo náutico e na pesca. É um centro de produção de pescado e irradiador de tecnologia e inovação na área; Sud Mennucci já é conhecida como a Cidade da Pesca ao Tucunaré que atrai turistas e serve de renda a centenas de famílias. A estância de Ilha Solteira também destaca-se pela pesca ao tucunaré e pacu, reunindo em grande festa todos os anos mais de duas centenas de barcos, promovendo o turismo da pesca.  Temos muitos outros exemplos.

A Secretaria do Turismo estuda ainda criar circuitos de pesca esportiva regionais e de mecanismos estaduais para registro de pescadores esportivos. O que buscamos é organizar cada vez mais este setor tão procurado em nosso Estado, pois muito além da pesca, os turistas estimulam o setor de hospedagem e gastronomia.

Vitrine: Como está o projeto de expansão das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo e como o senhor avalia os investimentos nas atuais estâncias que recebem recursos do DADE?

AlckminÉ com orgulho e trabalho que constatamos o progresso de nossa atividade turística que coloca o Estado de São Paulo na vanguarda do desenvolvimento do setor. Contamos com 70 estâncias estabelecidas, 34 regiões turísticas, 44 circuitos regionais. Até o final deste ano, a Assembleia Legislativa aprovará a lei para criar 140 municípios de interesse turístico (MIT).

Demos um grande salto uma vez quem temos um imenso potencial e força para o turismo. Este setor é uma atividade de serviços que mais gera renda e emprega em curto espaço de tempo. E as políticas que estamos tomando faz do nosso estado propício ao desenvolvimento da atividade turística.

Em relação ao DADETUR -Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos - o Estado de São Paulo repassou mais de R$ 1 bilhão entre 2011 e 2016 por meio de convênios com as prefeituras para a realização de obras de infraestrutura, que vão desde sinalização e recapeamento de vias importantes até obras de acessibilidade e reformas de monumentos e centros culturais. Com recursos do DADETUR, a estância de Santa Fé do Sul, por exemplo, construiu o Aquário Municipal e Revitalizou o Parque do Bosque.

Vitrine: Governador, qual a sua mensagem para os participantes do Aquishow 2017 e leitores da Revista Vitrine?

Alckmin: Quero cumprimentar a todos: setor produtivo, a prefeitura municipal de Santa Fé do Sul pela iniciativa. Contem com o governo no incentivo a estas atividades, importantes geradoras de empregos e renda no interior do nosso estado. Tenho certeza que a Aquishow 2017 será sucesso de público e de negócios.