20/03/2020 07h03 - Atualizado em 20/03/2020 07h06

Associação Comercial de Jales e Sindicatos sugerem fechamento do Comercio a partir de segunda-feira

Proposta deve durar até o dia 06 de abril e também pede antecipação do 13º de servidores públicos e pausa na cobrança de impostos.

Na tarde desta quinta-feira (19) a Associação Comercial e Industrial de Jales, ACIJ promoveu um encontro entre seus diretores, representantes do Sindicato dos Empregados do Comércio de Jales, Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares com o intuito de analisar e tomar medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID 19 no âmbito do comércio jalesense.

Após reunião feita no dia 17 de março com o Prefeito Flávio Prandi Franco, que editou um Decreto Municipal fazendo recomendações ao setor privado, para conter a proliferação do vírus, e em face ao agravamento das condições e expansão do COVID 19 ficou condicionado algumas sugestões para colaborar com a medidas do chefe do executivo de Jales:

Fechamento total do comercio varejista, empresas, prestadores de serviços, com exceção dos serviços essenciais, concessionarias e revenda de veículos, pelo prazo de 15 dias, a contar a partir da próxima segunda-feira (23) de março até o dia 06 de abril, em caráter emergencial, sem prejuízo de se adotar medidas em continuidade.

Em relação ao funcionamento de mercados e supermercados, ficará autorizado o funcionamento, mediante regulamentação a ser complementado com horários específicos  de abertura e fechamento, limite máximo de  produtos  que não poderão serem adquiridos por cada consumidor, tipos que não poderão ser comercializados, impedindo assim a prática de concorrência desleal com disciplinamento do acesso ao públicos nas dependências do  estabelecimento visando a diminuição de aglomeração.;

Solicitaram a flexibilização de pagamento do IPTU à todas as empresas atingidas pelo referido fechamento, a sugestão é que a Prefeitura autorize o pagamento das próximas seis parcelas em data futura, sem incidência de multa e juros de forma parcelada. A Associação Comercial solicita que a medida atenda empregadores e empregados atingidos pelo fechamento de suas empresas. A mesma solicitação de flexibilização atingira também o pagamento do ISS.

Outra proposta foi feita ao Prefeito Flá que faça o pagamento do 13º salário dos servidores públicos da ativa, aposentados e pensionistas, que deverão serão antecipados pelo fundo de previdência municipal – Ipasm.

Foi solicitado para haja a suspensão do recolhimento da taxa de estacionamento na Zona Azul enquanto perdurar a emergência decretada, com a justificativa que dezenas de empresários estarão em seus estabelecimentos, sem atendimento ao público e sem faturamento).

Pede também mais rigor na fiscalização para impedir a livre circulação de  ambulantes não autorizados, que seja observada em bares, restaurantes e similares, um metro de distância das mesas instaladas e no atendimento nos balcões, e que haja diminuição do horário de funcionamento, disponibilização de álcool gel para os clientes e incentivo ao sistema delivery e as casas de shows não é recomendado a sua abertura.