12/08/2019 11h50 - Atualizado em 12/08/2019 11h56

Aula inaugural do Curso de Medicina foi ministrada pelo Doutor em Urologia José Carlos Mesquita

Curso de Medicina do Unifunec - Santa Fé do Sul deve iniciar com 66 alunos. Aluna de Americana relata expectativa para início das aulas
O Centro Universitário Unifunec realizou nesta segunda feira, 12 de agosto a aula inaugural do Curso de Medicina que aconteceu no anfiteatro do campus II.
 
A aula foi ministrada pelo Prof Dr José Carlos Mesquita, Docente responsável pela disciplina de Urologia da Famerp de São José do Rio Preto.

O site informamais apurou que a 66 alunos devem integrar a primeira turma, dos quais cerca de 10 são santa-fé-sulenses. A turma ainda poderá chegar a 66 alunos, por que tramita na justiça mandados de segurança impetrados por alunos aprovados no vestibular, que ainda não concluíram o ensino médio. A medida visa garantir a vaga.
 
A recepção aos alunos da primeira turma aconteceu na quinta-feira, dia 8, com as primeiras aulas com a Reitoria, Coordenadores do Curso e Professores.
 
Na sexta-feira feira (9) no período da tarde os acadêmicos já desempenharam atividades práticas junto à população de Santa Fe do Sul e toda a região, no projeto intitulado “Unifunec Cidadania”, na “Praça Sales Filho”.
 
A aluna Isadora Toledo da cidade de Americana disse que está bastante otimista com o início do curso. Ela já conhecia a cidade de Santa Fé do Sul onde parte dos familiares residem na cidade. Isadora ressaltou os investimentos feitos pela instituição em tecnologias e na estrutura física inicial e que aposta na qualidade dos professores que ministrarão o curso. A aluna também disse que pretende seguir carreira na especialidade Cardiologia.
 
O Prefeito Ademir Maschio desejou boas vindas aos novos alunos do Unifunec “e que eles possam ser felizes na cidade e saírem satisfeitos com a qualidade do curso. “Tenho a certeza que todos serão bem recebidos pela população. Estou muito feliz e com a sensação do dever cumprido”.
 
Ademir lembrou que desde o período que presidiu a Funec, trabalhou para que o Curso de Medicina se torna-se realidade.
 
 
“É um momento histórico, que transformará a cidade referência em todo o estado de São Paulo, que também irá contribuir com a saúde dos munícipes, pois os alunos matriculados estarão atuando na rede pública de saúde e com certeza trará benefícios no atendimento da população”, completou o Prefeito.

A Reitora Samira destacou a alegria de estar iniciando pedagogicamente o Curso de Medicina, e a aula inaugural com o dr. Mesquita é enfim o início de um dos maiores sonhos de Santa Fé do Sul e do Centro Universitário. Samira agradeceu a todos que ao longo da história contribuíram com este novo Curso que terá um time de docentes de primeira grandeza.

O presidente da da mantenedora Funec, Aderval Morreti disse “que a missão do Centro Universitário em formar profissionais de excelência também se repetirá com os alunos do Curso de Medicina e pra isso, todo o investimento necessário na estrutura física, pedagógica e tecnologia está sendo feito para garantir a melhor qualidade do ensino”.
 
O professor da aula Inaugural, doutor José Carlos Mesquita abriu a aula afirmando “que trata-se de um dia de Glória” e pediu garra aos novos alunos.

“Esperamos dessa primeira turma muita dedicação, para crescermos juntos; Alunos, Professores e Instituição”, disse Mesquita que lembrou que nasceu no Córrego do Cascavel, uma zona rural da região e que buscou o sonho de ser médico, ao mudar para São José do Rio Preto onde trabalhou em uma padaria e após ficar em primeiro lugar em um cursinho preparatório para o vestibular de medicina, premiado com a isenção da mensalidade, ingressou na faculdade de medicina, foi professor de cursinho até se tornar um médico renomado em sua especialidade e atualmente é efetivo da FAMERP - Faculdade de Medicina de Rio Preto.
 
“Para ser médico é preciso aprender a amar o próximo, esse é o princípio da importância dessa profissão tão nobre “, deixou a mensagem aos novos alunos o chefe da urologia da Famerp.
 
Em um vídeo produzido pelo dr. Mesquita, O cirurgião Domingo Braile fez um depoimento aos alunos da 1ª Turma de Medicina do Unifunec. Braile resumiu a mensagem afirmando que "compaixão" é a palavra mágica que deve estar sempre presente na carreira dos Profissionais da Medicina.
 
Domingo Marcolino Braile é Professor Titular Livre Docente em Cirurgia Cardíaca e Pró-Reitor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Orientador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas, etc.
 
A Professora Mestre Taise Jordão será a coordenadora pedagógica e o Professor Mestre Durvalino Ferreira Machado, de Fernandópolis será o coordenador médico do Curso de Medicina.
 
A aula inaugural contou com as presenças dos alunos do Curso, da Reitora Samira Ambar Lins, do Presidente da mantenedora Funec, Aderval Clovis Morreti, Prefeito Ademir Maschio e a primeira dama Maria Lúcia, Vice Alcir Zaina, dos vereadores Evandro Mura, Renato Ferraz é José Rollemberg, Coordenadores e Professores.