19/05/2015 09h26 - Atualizado em 19/05/2015 09h26

Autoridades da Região serão recebidos hoje em Brasilia pelo Ministro da Pesca e Aquicultura

Ministro dos Portos Edinho Araújo acompanha comitiva que quer garantias de cota minima dos reservatórios
Foto da primeira visita ao MPA Helder Barbalho em Fevereiro 2015

Os representantes da APROPESC, Associação dos Produtores de Pescados da Região de Santa Fé do Sul serão recebidos hoje (19) pelo Ministro da Pesca Helder Barbalho. Esta será a segunda reunião como o novo ministro que assumiu o Ministério da Pesca e Aquicultura em janeiro de 2015.

O Presidente da Câmara Setorial do Pescado, junto a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Emerson Esteves (Peixe Vivo), vai colocar mais uma vez na mesa do ministro a reivindicação da liberação e oficialização das outorgas dos produtores que já estão produzindo, porém não tem a licença do governo federal.

A preocupação com o baixo nível dos reservatórios também será tema de discussão com o Ministro. A preocupação dos produtores de pescados em tanques redes aumenta com o início do período da seca que deve baixar ainda mais os reservatórios, especialmente do Lago de Ilha Solteira que já está prejudicado. Hoje opera na Cota 319, e está no limite.

Os Produtores querem uma garantia do Ministro de uma cota mínima que a garanta a continuidade do setor produtivo do pescado. Este assunto é tema de uma Ação Civil Instaurado pelo Ministério Público Federal que investiga as consequências da baixa dos níveis dos reservatórios e os prejuízos causados a toda cadeia produtiva que dependem destes reservatórios no Estado de São Paulo.

A audiência com o Ministro Helder Barbalho está marcada para as 11h00,

Acompanha a comitiva paulista o Ministro dos Portos Edinho Araújo, o Prefeito Flavio Luis Renda de Três Fronteiras, o representante da CATI, Secretaria da Agricultura de São Paulo, Engenheiro Agrônomo Luis Fernando, O Secretário de Turismo de Santa Fé do Sul, José Emídio Araújo Calazans, Marilza Patrício secretaria executiva da APROPESC, os empresários Assis Adriano, Paulo Bindilati e Emerson Esteves.