Desde 2021, o Canil Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, e em parceria com o Gavas – Organização da Sociedade Civil – em apoio à vida animal, já castrou cerca de 4 mil animais, entre cães e gatos, fêmeas e machos.
Além das castrações, existe um trabalho longo e oneroso, que vai muito além desse procedimento cirúrgico. Somente nesses últimos três anos e oito meses, foram realizadas quase mil internações de animais errantes atropelados e doentes.
Neste mesmo período, foram aplicadas quase 3 mil vacinas nestes animais sem tutores. Além disso, o Gavas e o Canil Municipal, através de suas equipes, fizeram a captura de 1.615 animais em situação de rua que necessitavam de atendimento veterinário e medicação.
De 2021 a 2024, foram realizadas pelo Gavas 117 feiras de adoção, praticamente duas por mês, as quais possibilitaram a adoção de 1.121 animais, que ganharam um lar, por meio da guarda responsável. O Gavas foi constituído em 2006 e, desde então, vem trabalhando em prol da vida e proteção dos animais.
O cuidado com a saúde animal é um trabalho contínuo e a longo prazo, uma vez que a demanda de animais em situação de rua, abandonados e doentes, cresce consideravelmente a cada ano, sendo necessário, e urgente, a conscientização da população sobre a posse responsável, bem como, as ações acima citadas para que haja um controle populacional de animais.
Atualmente o recolhimento e internação de animais é feito pelo Centro de Controle de Zoonoses, sob a responsabilidade da médica veterinária Dra. Maria Cristina Perini. Em seguida, esses animais são encaminhados para o Canil Municipal e ficam sob os cuidados da médica veterinária que atua pelo Gavas, Dra. Naomi Takinami, que é responsável por reabilitá-los até estarem aptos para ser adotados.
É importante explicar que são recolhidos e internados animais acidentados e doentes, incapacitados de sobreviver sem assistência, abandonados em via pública, ou ainda vítimas de abusos ou maus tratos. Após capturado, o animal recebe os cuidados e o tratamento necessário e, após recuperado, é encaminhado para a adoção.
Hoje o Canil Municipal está com lotação completa, sem vagas para novas internações, por conta da enorme demanda de animais de rua precisando de ajuda, e o que mantêm o funcionamento do local são os recursos próprios da Prefeitura Municipal e de recursos oriundos do Gavas, por meio de ações beneficentes, contribuições através da conta de água do Saae e doações na conta bancária da ONG.
Também é importante destacar que o Canil Municipal não é um abrigo de animais, mas um local provisório para animais se recuperarem e estarem aptos para receber um lar e um tutor responsável.
O Gavas é coordenado pela assessora técnica Conceição Lizidatti, que também é gestora do Canil Municipal e está sempre a frente das ações promovidas em prol dos animais, juntamente com a ativista e vereadora Teresinha do Gavas.
E desde 2023, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul oferece um programa de castração gratuita de cães e gatos, por meio do Castramóvel, uma unidade móvel que percorre os bairros de Santa Fé, atendendo a população animal de toda a cidade. Até agora já foram mais de 1 mil castrações, através desta unidade.
Dados de 2021 a 2024 do Canil Municipal e Gavas
2021 – 1.125 castrações, 11 feiras de adoção, 206 internações, 366 vacinações, 261 capturas e 305 adoções.
2022 – 1.365 castrações, 44 feiras de adoção, 317 internações, 1.642 vacinações, 537 capturas e 499 adoções.
2023 – 1.117 castrações, 48 feiras de adoção, 262 internações e 506 vacinações, 675 capturas e 219 adoções.
2024 até agora – 237 castrações, 14 feiras de adoção, 64 internações, 204 vacinações, 142 capturas e 98 adoções.