22/02/2020 10h50 - Atualizado em 22/02/2020 10h50

Cetesb emite "licença prévia" para instalação de nova Lagoa de Tratamento de Esgotos em Santa Fé

Prefeito Ademir Maschio disse que nova Estação de Tratamento de Esgotos garante atendimento até 2045.

O Prefeito Ademir Maschio informou oficialmente que o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo expediu nesta sexta-feira (21) ao SAAE Ambiental a “Licença Previa” da área onde será instalada nova Lagoa - Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na Estrada Vicinal “Veríssimo Fernandes”, córrego do “Jacu Queimado”.

 

“Este é mais um paço importante que demos para ampliar o tratamento dos rejeitos de esgotos do município, aumentando a capacidade de atendimento pelos próximos 25 anos, assim que a Lagoa foi concluída”, comemorou Ademir Maschio. A nova lagoa será construída em um terreno 108.900,00 (metros)

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Lei Estadual nº 118/73, alterada pela Lei 13.542 de 08 de maio de 2009, e demais normas pertinentes, emite a presente Licença, nas condições e termos nela constantes; A presente licença está sendo concedida com base nas informações apresentadas pelo interessado e não dispensa nem substitui quaisquer Alvarás ou Certidões de qualquer natureza, exigidos pela legislação federal, estadual ou municipal;

A presente licença tem prazo de validade de 2 (dois) anos, período no qual o empreendimento deverá solicitar a respectiva Licença de Instalação, sob pena de caducidade da Licença Prévia emitida.

 

O Prefeito Ademir confirmou que o Projeto já foi encaminhado aos órgãos do governo e aguarda a liberação de recursos estaduais de aproximadamente R$7 milhões para a construção da Lagoa.

O terreno foi adquirido pelo SAAE em 2019, sob a superintendência de Armando Rossafa que há 15 dias deixou a autarquia para descansar. Milton Carvalho que assumiu a direção do SAAE Ambiental com a responsabilidade de dar sequência na conclusão do projeto. Uma parte do emissário que ligará a atual Lagoa até o novo, já foi instalado.

A CETESB emitiu a presente licença para continuidade nos estudos visando à implantação da nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), bem como Estação Elevatória de Esgotos (EEE) do município de Santa Fé do Sul, para atendimento a uma população estimada de final de plano de 32.000 habitantes (2045).

Para emissão da presente licença foram analisados aspectos exclusivamente ambientais relacionados às legislações estaduais e federais pertinentes.

 

A licença emitida neste dia 21 de fevereiro não desobriga o outorgado a requerer as aprovações municipais para sua instalação e/ou edificação e ao mesmo tempo não exime o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente - SAAE Ambiental da adoção de tratamento complementar, caso, por qualquer motivo, a eficiência do sistema de tratamento de esgotos proposto não atinja o grau de tratamento compatível com os padrões de emissão e/ou os estabelecidos na presente licença.