23/09/2015 18h39 - Atualizado em 23/09/2015 18h39

Confederação Nacional dos Pescadores faz mobilização em Brasilia para evitar extinção do MPA

Yoko Arita representa a Federação Paulista das Colônias de Pescadores. Presidenta Dilma deve anunciar amanhã sua decisão

Aconteceu hoje (23) uma reunião da Confederação Nacional dos Pescadores na capital federal, Brasília com objetivo de lutar pela permanência do MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura. Participaram do encontro lideranças da pesca de norte a sul do Brasil.

Representando o Estado de São Paulo e a Colônia Z-12 da região noroeste de São Paulo e Santa Fé do Sul e região, a presidente Yoko Arita. Segundo informou Yoko, as notícias são de que a presidenta Dilma Rousseff anunciará amanhã a extinção do ministério que foi instituído no Governo do PT, no mandato de Luis Inácio Lula da Sula, mas há uma pressão muito forte querendo acabar com o Ministério da Pesca e Aquicultura para que o governo federal diminua os gastos com a máquina pública.

A categoria dos pescadores e aquicultores esta mobilizando suas lideranças políticas da Câmara e do Senado para tentar reverter e a presidenta até adiou uma viagem que faria nesta terça feira.

“A expectativa é grande, pois o setor da pesca está confiante, mas Yoko informou que caso seja confirmado à extinção, o MPA deverá se fundir com outro ministério, como por exemplo, o Ministério da Agricultura e voltar a ter status de secretaria nacional, que também poderá ser ocupado pelo atual ministro Helder Barbalho.