10/10/2019 14h58 - Atualizado em 10/10/2019 14h58

Convenção Nacional do MDB elege Baleia como presidente

Para Itamar Borges o momento é de o olhar para o futuro, a reestruturação, as novas lideranças, militantes e membros unidos e engajados

No último domingo, 06 de outubro, o deputado estadual Itamar Borges esteve na Convenção Nacional do MDB, em Brasília. Na ocasião, o deputado Baleia Rossi foi eleito presidente nacional do partido. Foram votados também o novo Diretório, a Executiva, a Comissão de Ética e o Conselho Fiscal do partido nacional.


O deputado Itamar, que é líder do MDB na Assembleia Legislativa de São Paulo e vice-presidente estadual do partido, destacou a história, força e união do MDB. Também falou sobre a importância da atuação dos membros. “A reflexão do momento é o olhar para o futuro, a reestruturação, as novas lideranças, militantes e membros unidos e engajados. O MDB é responsável pelo processo de redemocratização do nosso país, nascemos pequenos e nos tornamos um dos maiores partidos do Brasil. Nosso partido nasceu, cresceu e se fortaleceu graças à atuação e participação de cada um, por isso temos condições de aproveitar esse momento e mostrar o MDB que movimenta São Paulo”, disse.

“Junto com com o presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi, vamos trabalhar pelo desenvolvimento do nosso País, contribuindo para a geração de emprego e renda para a população. É hora de fazer diferente e fortalecer nossas bandeiras”, completou o parlamentar.

Filho do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi e amigo do ex-presidente Michel Temer, Baleia terá dificuldades para emplacar o discurso da renovação. O MDB ainda é a casa dos longevos caciques, que conseguem preservar o poder e manter influência no jogo político, como Renan Calheiros (AL), Eunício Oliveira (CE), Eduardo Braga (AM) e Romero Jucá (RR).

Ex-presidente do diretório de São Paulo do MDB, Baleia Rossi tem se dedicado à pauta econômica desde o início do ano. Ao apresentar a reforma tributária na Câmara, passou a tratar o tema como a principal contribuição de seu mandato. Baleia, entretanto, sempre foi considerado um parlamentar com pouco influência dentro do partido. Apesar de ser o líder do MDB na Câmara, esteve sempre a reboque de outras figuras, como Michel Temer.

O restante da composição da chapa que venceu a eleição do MDB também indica que a renovação não será uma consequência imediata. Na terceira-vice-presidência está o ex-deputado federal Daniel Vilela, filho do ex-governador de Goiás, Maguito Vilela, e na secretaria-geral o deputado Newton Cardoso Júnior, filho do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso. Já a primeira-vice é ocupada pelo senador Confúcio Moura, que já governou Rondônia por duas vezes, já foi prefeito por dois mandatos e deputado federal.

A segunda-vice-presidência ficou com o deputado federal Carlos Chiodini (SC) e a primeira-secretaria agora é comandada pelo deputado estadual Gabriel Souza (RS). Ambos representam a bancada do sul. A segunda-secretaria do MDB será de Washington Reis (RJ), ex-deputado federal, ex-secretário estadual no Rio de Janeiro e atual prefeito, em segundo mandato, de Duque de Caxias.

O tesoureiro será o senador Marcelo Castro (PI). Ex-deputado federal por cinco mandatos, Castro teve o apoio dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL) para guardar o cofre da legenda. Marcelo Castro terá como adjunto o deputado federal Raul Henry (PE), que atende à indicação do ex-deputado federal e senador Jarbas Vasconcelos (PE).

Também participaram do evento, o ex-ministro da Fazenda e atual secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do partido de todo o Brasil.