19/07/2021 07h04 - Atualizado em 19/07/2021 07h11

Delegado Higor Jorge alerta para não caírem em golpes da internet

Golpe do pagamento via PIX para contas telefônicas estão sendo enviados para usuários da telefonia.

Dicas sobre perigos dos golpes praticados por SMS e pelo WhatsApp. Higor Como não ser vítima de fraudes eletrônicas pelo celular ou WhatsApp

O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou algumas dicas sobre as fraudes mais comuns praticadas por intermédio dos recursos tecnológicos, especialmente por celulares. De acordo com Higor Jorge, tem sido muito comum a subtração do WhatsApp da vítima, depois que ela informa o código de segurança que ela recebeu via SMS, sendo que o criminoso passa a pedir dinheiro, como se fosse ela.

Outra fraude comum é o golpe da foto do WhatsApp da vítima em que o criminoso usa a foto dela em um número qualquer de WhatsApp e, em seguida, passa a pedir dinheiro para familiares e amigos. Também tem ocorrido com frequência o envio de SMS por criminosos que se passam por operadoras de telefonia com a informação de que a vítima ganhou um desconto e que deve realizar o pagamento da conta via PIX, no valor promocional.

Depois que a vítima paga ela percebe que tratou-se de uma fraude.

Conheça o MANUAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL, CIBERCIDADANIA E PREVENÇÃO DE CRIMES CIBERNÉTICOS - UM GUIA PARA JOVENS, ADULTOS, EMPRESAS, INSTITUIÇÕES E AUTORIDADES.

Acesse: https://www.editorajuspodivm.com.br/manual-de-educacao-digital-e-cibercidadania-um-guia-para-jovens-adultos-empresas-instituicoes-e-autoridades-2021.

Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.