22/12/2017 10h56 - Atualizado em 22/12/2017 10h56

Dever da Polícia Militar e Responsabilidade de Todos

João Paulo Peres Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo - Subcomandante da 4 Companhia Santa Fé do Sul

A segurança pública é dever do Estado, cabe as Instituições Públicas (polícias militares, polícias civis, polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal e Guardas Municipais) garanti-la, todavia é de responsabilidade de todos, assim descreve a Constituição Federal no seu Artigo 144 “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos...”. O afastamento das Instituições Públicas entre si e, principalmente, delas com a comunidade compromete a eficácia do trabalho policial. Por outro lado há necessidade da população ser mais participativa e colaborativa com a polícia.

O serviço policial é dependente de informações, sobretudo as que são prestadas por pessoas que estão próximas dos problemas da sociedade, assim o “cidadão de bem” deve manifestar-se,isto é,delatar os fatos ilícitos que tem conhecimento ou presenciou. Ainda que seja de forma anônima quando, por algum motivo, há receio em revelar a sua identidade.

A Polícia Militar ao tomar conhecimento do teor de uma denúncia, a qual configure um ilícito, fica obrigadaa adotar providências para solucionar a ocorrência, pois a pessoa que teve a iniciativa de denunciarespera uma resposta, bem como é compromisso da Instituição agir de forma enérgica, sobretudo legal, seja prendendo em flagrante o (s) infrator (es) ou realizando o trabalho preventivo com intuito de inibir a continuidade do delito.

A população de Santa Fé do Sul, por sua vez, tem somado muito com o trabalho policial, em virtude de uma profícua relação de confiança com aPolícia Militar, pois ocorrem colaborações frequentes e incisivas para a prevenção e solução de vários problemas criminais, principalmente em crimes mais graves, todavia, essa relação pode melhorar ainda mais, de modo que os “cidadãos de bem” não se calem perante os ilícitos que estão flagrando ou que tem o conhecimento.

É necessário que a sociedade adote uma postura participativa e de comprometimento com a segurança pública. E isso, aqui na querida Estância Turística de Santa Fé do Sul e região tem ocorrido de forma positiva e produtiva.       Aconscientização de todos sobre a responsabilidade em colaborar com o trabalho policial ajudará muito o sistema de segurança pública, desde a prevenção de crimes, até a solução de casos já ocorridos e, consequentemente, o benefício será de toda população, pois os habitantes do nosso município terão uma cidade mais segura e tranquila, enfim poderão viver com a tão almejada sensação de segurança, seja no interior de seus laresou nas ruas.

Por fim, desejo a toda população da nossa Estância Turística e região, bem como anossos visitantes, que tenham um excelente fim de ano com muitas alegrias, sobretudo em paz; que o Natal renove o amor ao próximo no coração de cada pessoa; que 2018 seja um ano de muita paz e conquistas para o município de Santa Fé do Sul; que as bênçãos também estejam sobre cada integrante (homens e mulheres) da Polícia Militar,os quais são o maior patrimônio dessa Instituição, que sejam iluminados, a fim de que possam servir a sociedade de forma a levar a paz e justiça para todos.

João Paulo Peres Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo - Subcomandante da 4 Companhia Santa Fé do Sul