08/12/2017 07h44 - Atualizado em 08/12/2017 07h44

Diretores da Peixe Vivo Aquacultura conhece no Vietnã a produção do Panga

Objetivo de Emerson e Assis foi conhecer e trazer para o Brasil as técnicas da produção de novas espécies.

Os peixes asiáticos, em especial da China e do Vietnã, estão cada vez mais presentes na mesa do consumidor brasileiro. Nos últimos cinco anos, a importação de pescados – incluindo frutos do mar – em um negócio que já chegou a movimentar mais de US$ 1,3 bilhão por ano. A maior parte dessa expansão é resultado da entrada de peixes asiáticos congelados super-baratos, como o Panga e a merluza, vendida no Brasil como “polaca do Alasca. A tendência é de alta nas importações.

 

O peixe Panga vem do Mekong, no Vietnã, onde é criado em fazendas. É exportado para o mundo todo, inclusive para a União Européia, que tem padrões de exigência elevados em relação aos alimentos que importa.

Em razão desta expansão desta espécie e de outras, os empresários Emerson Esteves e Assis Castellan, diretores da Peixe Vivo Aquacultura, com sua sede instalada no distrito de Esmeralda estão retornando de uma visita técnica no Vietnã para conhecer o manejo dos produtores daquele país asiático especialmente na produção do Panga. Eles foram ao Vietnã a convite da Neovia que atua fortemente junto ao aquicultor atendendo aos diversos sistemas de cultivo, respeitando o meio ambiente. A empresa está investindo exponencialmente nessa área e tem posições de liderança nos principais mercados do Brasil, México e Vietnã.

Já no final da visita, Emerson Esteves que também é o presidente da Peixe SP – Associação que integra produtores de pescados do Estado de São Paulo relatou a experiência Vietnã.

“Após uma semana nesse país tão distante e com uma cultura magnífica com comidas exóticas, volto pra casa muito feliz e com um conhecimento enorme dessa espécie Panga, no Vietnã.

Os números assustam e a produtividade e eficiência em aproveitar cada palmo de terra e cada poça d’água para fins de Aquicultura mostram todo o interesse dos produtores em ver o crescimento do setor.

Enfim tenho gratidão muito grande para com o Grupo - Neovia (Presence) por nos proporcionar essa experiência profissional e de vida.

Quero agradecer nosso parceiro Kleber Kragazzo e sua equipe

Eduardo Yamashita - Gerente Aqua Brasil, Ricardo Melo - Gerente Aqua Global e toda equipe Neovia Vietnã que nos recebeu de braços abertos e nos acompanharam em todas as visitas. Sem palavras para descrever esse momento. Retornaremos pra casa muito feliz e muito grato pelo apoio”.

Emerson Esteves e Assis Castellan - PEIXE VIVO AQUACULTURA.