22/02/2019 15h57 - Atualizado em 22/02/2019 15h57

Dirigente de Ensino avalia desempenho das Escolas no Saresp 2018 - DE ficou em segundo lugar

EE "Itael de Matos" supera notas de 2017 no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A dirigente Regional de Ensino Marlene Medaglia avaliou o resultado divulgado da nota do IDESP 2018 que colocou a DE em segundo lugar no Estado de São Paulo.

O resultado divulgado nesta semana refere-se à Avaliação da prova do Saresp realizada em novembro de 2018.

Esses dados foram disponibilizados para estudos das equipes escolares e das Diretorias de Ensinos, visando o planejamento do aprendizado do aluno em 2019.

Marlene disse “estar feliz com os dados divulgados, porque a Diretoria de Ensino conseguiu bater as metas e nos anos iniciais, 5ºs anos do ensino fundamental a média de nota alcançada foi de 6,46, no 9º ano do ensino fundamental a média atingida foi de 4,03 e no ensino médio, a nota recebida foi de 3,19”.

A dirigente explicou que esses dados são utilizados e comparados com o que está previsto até 2030, onde o Plano Estadual de Educação busca melhorar a aprendizagem dos alunos e já traçou as metas. As escolas necessitarão de chegar na nota mínima até 2030. Para os 5ºs anos a meta é nota 7, para o 9º ano nota de meta é 6 e no ensino médio a nota 5.

“Hoje já temos escolas com notas superiores ao que está sendo exigido para 2030, mas também temos escolas que ainda não atingiram, portanto, o desafio é conseguir chegar as metas estabelecidas e para isso será preciso organizar formas de trabalho com foco na aprendizagem dos alunos”, disse a dirigente Marlene.

Ela também agradeceu aos funcionários das escolas, diretores, coordenadores, professores, alunos e familiares além dos integrantes da Diretoria de Ensino pelo empenho em 2018 e em 2019 seguirão com bastante trabalho para superar suas próprias metas.

Em 2019, será realizada a Prova Brasil, que é uma avaliação do MEC, que irá posicionar o estado de São Paulo em relação aos demais estados. “A prova será em novembro e já estamos definindo as matrizes curriculares, as competências e habilidades exigidas nesta prova e vamos buscar as melhores notas. Estamos otimistas porque a região está bem colocada, e a DE de Jales está na liderança em relação aos resultados da prova do Saresp”, afirmou Marlene. “Iremos continuar trabalhando proativamente com as escolas para aumentar os índices positivos”.

Recentemente o secretário Rossieli Soares teve um contato com trabalho pedagógico da Diretoria de Ensino de Jales durante visita realizada na EE “José dos Santos” em Aspasia.

Na próxima semana o diretor Francisco Delsin, da EE “Itael de Matos” de Santa Fé do Sul estará representando as Escolas da DE em reunião com o Secretário Estadual de Educação Rossieli Soares. Será uma oportunidade do Secretário ouvir os diretores que convivem no dia-a-dia das escolas. A EE “Itael de Matos” é a maior escola de ensino médio da Diretoria de Ensino de Jales.

A EE Itael de Matos superou as notas de 2017 e na prova do Saresp de 2018 obteve nota 3,50 (2017 nota 3,34) para o 9º ano do Ensino Fundamental e nota 3,02 para a 3ª série do Ensino Médio (2017 – nota 2,58).