21/01/2015 18h43 - Atualizado em 21/01/2015 18h45

EDITORIAL - MALAGUETAS

Por Paulo Santana

paulo santana

Ano novo

Iniciaram-se,  as atividades administrativas da Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul. Muitos desafios, questões mil a serem resolvidas e promessas de campanha que ainda carecem serem cumpridas...

Contando-se que neste 2015 os Governos Federal e Estadual têm foco na reestruturação, no planejamento e na definição de prioridades, e que 2016 é ano político municipal, o tempo urge e tais promessas, feitas em palanque, em alto e bom som e até em panfletos parecem cada vez mais distantes da realidade.

 

Dentre elas

Dentre as mais variadas pendências, ainda não se viu pedalinhos, futsal com os pratas (ou pratos) da casa, tablets, piscina aquecida, casas populares, resort, etc., etc., etc.

 

Resort

Aliás, para falarmos somente de uma delas, a questão do Resort transformou-se de esperança grandiosa em vergonha regional.

Empresário Gasparzinho, viabilidade técnica e jurídica em sentido positivo, segundo disse o próprio Prefeito em Rádio Local, mas que depois virou negativa, necessidade da aquisição do terreno com dinheiro público, financiamento junto à Caixa Federal, isso, aquilo e aquilo outro. Meu Deus, financiamento! Isso mesmo.

Aquisição efetivada, os interessados, inclusive os corretores da venda (dá até calafrios falar nisso) levaram suas boladas, mas, o terreno, ao final, não pôde ser doado por falta de sustentação jurídica.

Ora, mas isso não foi visto antes? Não se consultou a parte técnico-jurídica antes de dar andamento no processo? Como não? Como?

Agora, por fim, está lá o terreno fartando gado vacum, que pasta sorrateira e satisfatoriamente. Gado da Prefeitura? Claro que não. Cabeças bovinas de algum particular, que se utiliza de patrimônio público para engordar sua boiada. Tem foto, viu!!!

 

Vamos ver no que dá

É público e notório que o Prefeito Armandinho, desde o início do mandato, administra a cidade com muitas dificuldades. Além do fogo amigo, constantemente observado, presenciaram-se mandos e desmandos, decisões que vão e voltam, indefinições que se alastram, questões que não se resolvem, companheiros abandonados, revolta alastrada. A população está brava! Reclama aos quatro ventos... Vamos ver.

 

Deputados

Os Deputados da cidade estão eleitos. Itamar Borges em São Paulo, deverá trabalhar incansavelmente pela nossa cidade e pelo seu mandato... Edinho em Brasília, assumiu a Secretaria Nacional de Portos, cargo de Ministro de Estado. Fantástico para sua carreira política, fantástico para a história da cidade de Santa Fé do Sul.

O outro Deputado da região, o Federal Fausto Pinato, que teve votação expressiva em Santa Fé e cujo partido é da base do Governo Dilma, promete.

Só para lembrar, os três Deputados mencionados indicam apoiar, no âmbito municipal, o chamado grupo do PMDB, de oposição a Armandinho.

 

Ano de ajustes

Inicia-se, também, o quarto mandato do PT frente ao Governo Federal e o segundo da Presidente Dilma. Ela indica, por enquanto, estar mais comprometida com a responsabilidade. Se for isso mesmo, uma vez que não se sabe se o PT aceitará tal orientação, a União deverá assumir os ônus necessários dos ajustes de que o País carece, sobretudo no aspecto da Economia. Isso significará arroxo fiscal, reorganização das contas públicas, aumento de impostos, atividade industrial penalizada, produção baixa, preços elevados, sofrimento, sofrimento, sofrimento...