13/07/2021 10h09 - Atualizado em 13/07/2021 10h14

EEPIM de Santa Fé do Sul não faz adesão ao PEI - Ensino Integral

Governo de São Paulo incluiu mais 778 Escolas no Programa; região de Jales tem 27 Escolas integradas, 6 estão fora.

O total de 11 Escolas que integram a Diretoria Regional de Ensino da Região de Jales serão transformadas em Escolas PEI (Programa de Ensino Integral).

O anúncio foi feito pelo Governador João Dória e pelo Secretário de Educação Rossiele Soares nesta segunda-feira (12) em evento realizado no Memorial da América Latina. A migração ocorrerá a partir do ano que vem, e serão uma realidade presente em 427 municípios do Estado de São Paulo.  

“O Ensino Integral tem como principal objetivo a formação de jovens autônomos, competentes e solidários, possibilita que os estudantes melhorem o rendimento escolar; afasta o risco social pelo fato de que o aluno passe mais tempo na escola, onde ele passa a ter orientação para estudos e tarefas, suprindo suas necessidades de lazer, cultura e acesso à tecnologia”, publicou o site da Diretoria de Ensino de Jales.

Haverá a inclusão de 778 escolas da rede pública estadual, de 118 cidades, ao Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022, totalizando 1.855 escolas atendidas pela iniciativa no Estado de São Paulo.

 As escolas que passarão a ser PEIs no ano que vem serão na DRE de Jales:

  1.      EE “Prof.ª Maria Pilar Ortega Garcia”; Nova Canaã Paulista
  2.      EE “Prof.ª Zélia de Lourdes Zaccarelli Lopes”; Pontalinda
  3.      EE “Rubens de Oliveira Camargo”; Rubinéia
  4.      EE “Prof.ª Sueli Silveira Marin Batista”; Jales
  5.      EE “Oscar Antônio da Costa”; São Francisco
  6.      EE “Prof.ª Onélia Faggioni Moreira”; Jales
  7.      EE “Prof. José Joaquim dos Santos”; Três Fronteiras
  8.      EE “Dr. Euphly Jalles”; Jales
  9.      EE “Juvenal Giraldelli”; Jales
  10. EE “Prefeito José Ribeiro”; Paranapuã
  11. EE “Coronel Ernesto Schmidt”; Suzanápolis

A Diretoria de Ensino da Região de Jales possui 33 Escolas Estadual, e com o anúncio desta segunda-feira, serão 27 inseridas no Programa de Ensino Integral. Para integrar o Programa as Escolas discutiram com a comunidades e após aprovação protocolaram o pedido de transformação em PEIs, portanto apenas 6 (seis) não fizeram o pedido de ingresso.

Em Vitória Brasil, o espaço físico que é compartilhado com a Escola Municipal, não foi contemplado por não oferecer as condições ideais para abrigar o programa, nas outras cinco, não houve a solicitação.

Santa Fé do Sul.

Com o anúncio de ontem, na região de Santa Fé do Sul as Escolas Estaduais de Santana da Ponte Pensa, Três Fronteiras, Santa Rita d’Oeste, Rubinéia, Nova Canaã Paulista e Santa Clara d’Oeste se transforaram em PEI, e apenas a Escola Estadual Professor “Itael de Matos” de Santa Fé do Sul, achou por bem não aderir ao Programa de Ensino Integral.

 Ideb e Satisfação

O IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mede o avanço dos alunos, mostra que o crescimento das escolas PEI foi de 1,2 pontos enquanto que o das regulares foi de 0,6.

Dentre as escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs e 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental também são PEIs.

Em agosto deste ano, uma pesquisa realizada sobre o índice de satisfação indicou que 95% dos professores estão satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nestas escolas e 91% dos professores as recomendariam aos colegas de profissão. Já em relação aos alunos, 85% dos alunos recomendariam as escolas em que estudam aos colegas. (fonte Diretoria de Ensino Região de Jales)