26/03/2018 07h51 - Atualizado em 26/03/2018 08h06

Edinho lança filho a deputado e irrita aliados

A notícia é do Diário da Região.

O prefeito Edinho Araújo reuniu a cúpula do governo e do PMDB em Rio Preto no início da noite desta sexta-feira, 23, para anunciar a pré-candidatura a deputado estadual de Edinho Filho. Além de pai e filho, participaram do encontro o chefe de Gabinete do prefeito, Zeca Moreira, o secretário de Governo, Jair Moretti, o superintendente do Semae, Nicanor Bastista Júnior, a secretária da Mulher, Maureen Cury, e o presidente local do MDB, Pedro Nimer.

A candidatura do filho do prefeito já cria constrangimento dentro e fora do MDB.

Segundo pessoas ligadas a executiva estadual do PMDB,  Edinho Filho teria  garantida a legenda para deputado federal, vaga que herdaria do pai.

Além do MDB, o ingresso de Edinho Filho na vida pública também causa impacto num importante aliado do prefeito na atual administração, o PSD. Afinal, a principal dobrada do filho de Edinho será com o vice-prefeito licenciado Eleuses Paiva, pré-candidato a deputado federal.

Segundo o Diário da Região, na coluna de Rogério Castro no mapa eleitoral do MDB, conforme o deputado estadual Itamar Borges, o filho de Edinho tentaria uma cadeira na Câmara Federal. O diretório estadual do partido deve chancelar, no entanto, a decisão do partido em Rio Preto. Edinho Filho não esconde que tem no pai o seu principal cabo eleitoral e avalia em Eleuses uma dobrada "natural". "O Itamar será reeleito. Vou buscar o meu espaço. Cabem dois candidatos na região. É muito eleitor para pouco candidato", disse ele, que afirmou ainda não ter disposição para disputar uma cadeira na Câmara Federal.

Em nota ao Diário da Região, Itamar, diz que Edinho Filho tem garantida a legenda para deputado federal, vaga que herdaria do pai. "Se o interesse for diferente do que está definido e previsto, será analisado pela Executiva Estadual (do MDB). Porém, o deputado Itamar enxerga o Edson Filho ocupando o espaço deixado por seu pai, que é um espaço legítimo, vago em nossa região. O MDB quer fazer Estadual e Federal em todas as regiões e nessa região a vaga existente é a Federal".

Se dependesse de Itamar Borges, Edinho Filho ocuparia a vaga do MDB para uma vaga na Câmara Federal ocupada anteriormente pelo prefeito Edinho Araújo. Itamar disse que a região de Rio Preto está "congestionada" com nove parlamentares.