16/06/2019 11h02 - Atualizado em 16/06/2019 11h03

Educação Financeira nas Empresas: "A Bola Da Vez"

Fernando Benitez, é Oficial da Polícia Militar/SP, Educador Financeiro, formado pela DSOP, associado à Associação Brasileira de Educadores Financeiro

Educação Financeira, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não está ligada, diretamente, a cálculos complicados, planilhas mirabolantes ou equações complexas, que fogem do domínio da maioria das pessoas, porque não é uma Ciência Exata.

Educação Financeira é uma Ciência Humana, pois está ligada, diretamente, à mudança de comportamento, a novos hábitos, a novas atitudes e à quebra de paradigmas. É um jeito, uma maneira, uma forma, um modo inteligente de como lidar com o dinheiro, ganhos, salário, vencimentos, pró-labore etc.

Educação Financeira é uma carência evidente em uma parcela significativa da população brasileira e mundial, não podendo ser desprezada ou ignorada.

O forte marketing para o consumo de produtos e serviços, somado às facilidades de crédito, faz com que as pessoas sejam, extremamente, imediatistas na hora da aquisição de algum bem ou serviço e, consequentemente, acabam endividadas ou inadimplentes. Hoje, no Brasil, aproximadamente 63 milhões de pessoas estão inadimplentes, ou seja, mais de 41% da população adulta não tem capacidade financeira para honrar seus compromissos. Este número espantoso tende a subir, cada vez mais, por falta de Educação Financeira, e isto independe de cargo, função ou salário.

Diante deste cenário preocupante, desde grandes empresas até pequenos empreendedores já observaram a importância da Educação Financeira para seus colaboradores. Sendo assim, empresários, setores de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento, pautados na responsabilidade social corporativa, estão investindo na qualidade de vida dos seus colaboradores, visando benefícios para todos os envolvidos neste processo, inclusive às empresas.

A saúde financeira do colaborador reflete, diretamente, no seu ambiente de trabalho e, consequentemente, na produtividade da empresa. Com a implantação do Programa de Educação Financeira nas Empresas, a produtividade aumenta, os colaboradores trabalham com maior satisfação, alegria e tranquilidade, pois têm a certeza de que a empresa, preocupada com o bem-estar de todos, proporcionou-lhes uma estrutura de apoio, valorização e instrução. Os ganhos empresariais com Educação Financeira são vivenciados por colaboradores, familiares, empresários e toda a sociedade, formando um novo padrão comportamental, que gera benefícios mútuos.

 

    BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS:

   - Diminuição do Absenteísmo e Presenteísmo;

   - Redução da Rotatividade;

   - Maior Produtividade do Capital Humano;

   - Alívio da pressão financeira sobre o RH;

   - Contribuição positiva para o clima organizacional;

   - Diminuição e conscientização com relação aos gastos das empresas;

   - Dentre outros.

    BENEFÍCIOS PARA OS COLABORADORES:

   - Melhor administração do salário;

   - Equilíbrio e motivação profissional;

   - Redução do estresse e de outras patologias no trabalho;

   - Melhor qualidade de vida;

   - Melhor assertividade;

   - Maior atenção e concentração, proporcionando redução nos acidentes de trabalho;

   - Garantir uma aposentadoria sustentável;

    - Dentre outros.

O Programa de Educação Financeira nas empresas é aplicado através da METODOLOGIA DSOP, que possui 4 pilares essenciais que são: DIAGNOSTICAR (autorreflexão sobre os gastos), SONHAR (projeção de objetivos e metas), ORÇAR (planejamento financeiro exclusivo) e POUPAR (proteção dos recursos).

A METODOLOGIA DSOP foi desenvolvida, testada, aprovada academicamente e, principalmente, vivenciada por Reinaldo Domingos, presidente da DSOP, PhD em Educação Financeira, pela Flórida Christian University, nos EUA, para mudar comportamentos, criar novos hábitos e possibilitar que as pessoas tenham um relacionamento mais inteligente com o dinheiro, priorizando seus sonhos, objetivos e metas.

A METODOLOGIA DSOP, que já ajudou a mudar a vida de milhares de pessoas, inclusive a minha, é inserida nas empresas, por meio de: Aplicação de Teste de Perfil Financeiro para os colaboradores, identificando a atual situação financeira de cada um; Palestras de Sensibilização e temas correlatos; Realização de Workshop e; Realização de Curso de Educação Financeira. É importante frisar que o cronograma de ações para implantação da Educação Financeira será definido após reunião preliminar com o RH e a direção da empresa.

Portanto, após discorrer sobre Educação Financeira e sua importância na vida das pessoas e das empresas e, tendo por base que a maioria dos brasileiros não teve conhecimento sobre tal tema, nas suas famílias ou nas escolas, afirmo que, através da METODOLOGIA DSOP é dada uma nova oportunidade para que as pessoas possam escrever uma nova história, projetar um novo futuro, mais promissor, mais digno e mais sustentável financeiramente, podendo assim, realizar seus sonhos e de seus familiares, transformando, positivamente, o ambiente de trabalho das empresas, aumentando sua produtividade e contribuindo para uma sociedade melhor.

Sobre o autor: FERNANDO BENITEZ, é Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Educador Financeiro e Palestrante, formado pela DSOP, associado à ABEFIN (Associação Brasileira de Educadores Financeiros).

Para maiores informações:

E-mail: fernando.benitez@dsop.com.br

Telefone: (17) 99611-1718