16/12/2019 16h57 - Atualizado em 16/12/2019 17h01

Educação: Oito Escolas da DE de Jales vão se tornar de Tempo Integral, duas na região de Santa Fé

Governo de SP anuncia maior expansão do ensino integral da história

O Governador João Doria e o Secretário da Educação Rossieli Soares anunciaram nesta sexta-feira (13) a maior expansão do ensino integral da história de São Paulo. A partir de 2020, o PEI (Programa de Ensino Integral) estará presente em ao menos 664 escolas da rede estadual do estado, com investimento de aproximadamente R$ 321 milhões.

Na Diretoria de Ensino de Jales as escolas atingidas são:
Mesópolis - Escola Estadual Adelino Bertani
Em Santa Clara d'Oeste, EE Antonio Bezerra de Araújo
Marinópolis, EE Antonio Marin Cruz
Em Jales, EE Dom Artur Horsthuis
Dolcinópolis, EE Baptista Dolci
Aparecida d'Oeste EE Coripheu de Azevedo Marques
Santa Rita d'Oeste EE Maria das Dores Ferreira da Rocha
Dirce Reis, EE Osvaldo Ramos

Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade. A expectativa do Governo é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023.
As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e avaliação do grau de vulnerabilidade socioeconômica das comunidades atendidas pelas escolas.

Sobre o PEI
Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se autoorganizam de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates etc. Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer na sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.

A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Trinta e seis das 247 escolas contempladas vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham.

Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.

Vantagens
Estudos apontam que o ensino integral melhora a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. Os alunos do ensino médio das escolas do PEI tiveram desempenho 1,2 ponto maior no último Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) em relação a estudantes das escolas regulares.