23/08/2016 11h08 - Atualizado em 23/08/2016 11h32

Eleições / Polícia investiga vídeo "difamatório" de whatsApp que ofende candidatos e apoiadores

Vitimas foram os candidatos Faíco (PMDB) e Elena Rosa (PTN), coligação de Ademir Maschio registra BO de preservação de direito

A Polícia Civil de Santa Fé do Sul está investigando a veiculação de um vídeo que está circulando em WhatsApp com adjetivos caluniosos a dois candidatos da cidade e alguns de seus simpatizantes.

Os ataques têm como alvo os candidatos Faíco (PMDB) e Elena Rosa (PTN) e alguns de seus simpatizantes que são rotulados como coordenadores de suas campanhas. Os adjetivos utilizados são os piores possíveis.

A primeira reação contrária ao vídeo “calunioso”, foi da coordenação da coligação do candidato Ademir Maschio que não aparece no vídeo e nenhum de seus simpatizantes. Marcelo da Silva Vilela de Souza que é presidente do PP – Partido Progressista registrou Boletim de Ocorrência de preservação de direito, que declarou que a coligação “Prá Frente Santa Fé” e que ele recebeu o referido vídeo e que no entanto é contra este tipo de atitude política. Vilela declara no BO que espera que sejam tomadas as providências identificando o autor ou autores do vídeo. O boletim de ocorrência também foi protocolado na Justiça Eleitoral.

A coordenação da coligação “Muda Santa Fé” de Faíco (PMDB) que aparece no vídeo lamentou o triste episódio. O presidente Juninho Zocarato que é o presidente do partido de Faíco, já encarregou sua assessoria jurídica para tomar as providências e lembrou que na campanha de 2012 ele também se tornou vítima das mesmas calúnias na mesma modalidade, espalhando vídeos inverídicos a seu respeito. Para Zocarato, estes ataques não ajudam em nada e os eleitores são inteligentes o suficiente para escolherem o seu candidato. “Os eleitores já sabem em quem votar e estas estratégias não mudarão o pensamento dos santafessulenses”, disse Zocarato.

Para Paulo Toniol, assessor jurídico da coligação “Santa Fé de Coração” da candidata Elena Rosa, trata-se de uma atitude muito maldosa tentando desqualificar pessoas e atingindo famílias. A coligação também procurou a Delpol para registrar boletim de ocorrência e espera que seja identificado o autor do vídeo. “Esperamos uma disputa limpa com debates de ideias e somente assim o eleitor poderá fazer sua melhor escolha”, disse o advogado.

O coordenador da coligação “Prá Frente Santa Fé” de Ademir Maschio, Marcos Favaleça também lembrou que sua família se tornou vítima de ataques dessa maneira em eleições anteriores e que seu candidato (Ademir) não pactua com essas agressões. “Temos pessoas que estão se propondo a fazer o bem para nossa cidade, todos os três são qualificados e são comprometidos em apresentar bons planos de governo e, esperamos que isso sim possa definir o vencedor do pleito eleitoral”, disse Favaleça