20/09/2018 07h32 - Atualizado em 20/09/2018 07h48

Eleições 2018 / 42.084 eleitores irão as urnas nas eleições de 2018 na Comarca de Santa Fé do Sul

Santa Fé do Sul tem o maior colégio eleitoral com 25.555 e o meno colégio é Santana da Ponte Pensa com 1.641

Faltando 17 dias para o primeiro turno das eleições que ocorrerão no dia 7 de outubro onde os brasileiros vão às urnas escolher candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital a justiça eleitoral da Comarca de Santa Fé do Sul já finaliza os preparativos para que o pleito aconteça na mais perfeita ordem, segundo o diretor do Cartório Eleitoral Celso Simoneti Junior

Onde houver segundo turno, a campanha nas ruas vai até 27 de outubro, na véspera da votação (28, domingo).

Segundo informações do diretor do cartório, na Comarca de Santa Fé do Sul, Zona Eleitoral 187 existem 42.084 eleitores aptos a votarem. Fazem parte os municípios de por Santa Fé do Sul que tem maior número de eleitores 25.555, Santa Rita D’Oeste 2.449, Nova Canaã Paulista um total de 2.112 eleitores, Três Fronteiras 5.073, Rubinéia e Distrito de Esmeralda são 3.047, Santana da Ponte Pensa 1.641 e Santa Clara D’Oeste 2.207 eleitores

Locais de votação

Em Santa Fé do Sul os locais de votação são Escola Professor “Prof. Itael de Matos” com 11 seções, UniFunec Campus 1 com 6 , Escola “Agnes Rondon Ribeiro” tem 10 seções, Escola “Marina de Oliveira” tem 10 urnas, Escola “Benedito de Lima” 8 seções, Escola Tereza Siqueira Mendes 7 seções, Escola “Cirley Volpi Lopes” 8 seções, Escola “Elizabete Maria Cavareto” 7 e Escola “Rosimares Camargo Benitez” 6 seções eleitorais.

Em Três Fronteiras os locais são a Escola Estadual “Miguel Renda” tem 6 seções eleitorais, na EMEIF “Ieda Neves de Melo” 4 seções e Escola “José Joaquim dos Santos” 6 seções de votação.

Nova Canaã Paulista a eleição ocorre na Escola Municipal “Criança Feliz” com 7 seções eleitorais.

Em Santa Rita D’Oeste os eleitores votam na Escola “Maria das Dores F. da Rocha” com 7 seções de votação.

Na cidade de Rubineia a eleição ocorrerá na Escola “Rubens de Oliveira Camargo” com 7 seções e na Escola “Maria Angelina de Matos” no Distrito de Esmeralda com 3 seções eleitorais.

Em Santana da Ponte Pensa a votação ocorrerá na Escola Estadual “Domingos Donato Riveli” com 6 seções.

Em Santa Clara são 7 seções eleitorais na Escola “Antonio Bezerra de Araújo” com 7 salas de votação.

Para esta eleição a maior novidade é que os eleitores não poderão votar com a camiseta do candidato ou partido ao contrário das eleições anteriores quando o eleitor poderia se dirigir a sua seção de votação de camiseta, porém sem fazer qualquer manifestação. Portanto está terminantemente proibido o uso de camiseta. Os eleitores que forem flagrados usando camiseta com números, ou nome de candidato partido, serão retirados dos locais de votação pelos mesários ou representante do Juiz Eleitoral. Os eleitores deverão virar a camisa do referido candidato ou voltar para casa trocar de roupa.

Por outro lado, o eleitor que estiver usando o bóton do candidato, adesivo ou bandeira poderá votar normalmente desde que seja uma manifestação individua e não atrapalhe o processo de votação.

A ordem de votação será a seguinte: Primeiro vota para deputado federal com quatro algarismos, segundo para deputado estadual com 5 números, em seguida serão votos para dois senadores. Se eleitor votar duas vezes para o mesmo candidato, o segundo voto será considerado nulo. São três dígitos para votar em Senador. Na sequência da votação na urna eletrônica será para governador com dois dígitos e finalmente para presidente também com dois números que correspondem ao partido do candidato.

Para votar

O eleitor tem de portar o título de eleitor que contém seu nome, data de nascimento, número de inscrição, zona, seção, município, unidade da federação onde reside, além da data de emissão do documento. Na hora da votação, deverá ir até a sua zona eleitoral (provavelmente uma escola da sua cidade) e encontrar a sua seção (uma sala, quadra poliesportiva ou outra área dentro da zona eleitoral).

Para exercer o direito de votar, basta apresentar:

Título de eleitor válido e regularizado.

E somente 01 dos documentos oficiais listados a seguir:

Carteira de identidade (RG);

Passaporte válido;

Carteira nacional de habilitação;

Carteira de trabalho;

Outros documentos oficiais com foto de valor legal equivalente, como a carteira de categoria profissional reconhecida por lei.