28/10/2018 07h19 - Atualizado em 28/10/2018 07h26

Eleições 2018/Juiz Eleitoral, doutor Braga volta a reafirma que não existe fraude na urna eletrônica

O juiz combateu os fake news que distorcem a verdade dos fatos e pede calma ao eleitor na hora de votar.

Neste domingo (28) acontecem as eleições em segundo turno em todo o Brasil onde os eleitores escolherão o novo presidente do Brasil e em 14 estados para governador através do voto eletrônico que por vezes vem sendo questionado o funcionamento das urnas e que o resultado poderiam ser fraudado, mas desde sua implantação nunca se comprovou nenhum tipo de fraude nas eleições brasileiras.

O Juiz Eleitoral de Santa Fé do Sul, José Gilberto Alves Braga Junior voltou reafirmar durante auditoria realizada em uma das 126 urnas da 187ª Zona Eleitoral no início desta semana que as urnas são seguras. Braga disse categoricamente que “em Santa Fé do Sul e na Comarca, eu garanto que não existe a possibilidade de fraude, não existe a possibilidade de alterar votos e não existe a possibilidade de erro na urna. Se houver qualquer defeito na urna nós vamos estar lá para reparar”.

Sobre as postagens em redes sociais que colocam em dúvida o funcionamento das urnas e o trabalho da Justiça Eleitoral, o magistrado disse comentou que infelizmente estamos vivendo uma era de divulgações de dados ou informações via internet, que na maioria das vezes distorcem a verdade e as pessoas que estão por trás de um computador se tornam, juiz de internet, médico de internet, técnico de urna que se transformam em entendedores de tudo e essas informações são interpretadas de forma errada após serem compartilhadas em redes sociais.

Fake News

O Juiz informou também que no primeiro turno foram mais de 200 fake news questionando urna eletrônica e a seriedade do trabalho da Justiça Eleitoral.

“Não existe a possibilidade de erro de horários ou procedimento que o eleitor digita o voto para um e está sendo destinado para outro candidato. A Urna Eletrônica brasileira é perfeita, é um computador e nenhum funcionários da justiça eleitoral, pegaria este equipamento e levaria para “hackear” a urna. Elas ficam preparadas na sede do cartório, preparadas e lacradas pelo juiz eleitoral e na auditoria realizada na presença de cidadãos comuns, eles puderam verificar como funciona o equipamento desde a preparação até o uso em secção eleitoral”, ratificou o juiz.

Ainda sobre seu funcionamento ele mencionou que a urna eletrônica pode apresentar problemas de não funcionamento no dia da eleição apenas por falta de energia, ou se sua bateria apresentar problemas nesse sentindo. As denúncias de que não aparecem número ou nome de um determinado candidato até hoje ninguém conseguiu provar que isso aconteceu no primeiro turno aqui na comarca de Santa Fé do Sul.

Para o doutor Braga “os fake news sobre fraude das urnas são vídeos montados como vimos também nesta campanha eleitoral que foi de um nível baixo colocando a imagens ou áudios dos candidatos em montagens falsas tentando transmitir informações que confunda o eleitor. Braga discorda de tudo isso que vem acontecendo e infelizmente o que tentam passar é de que o errado e a má fé prevaleçam e não é isso! Estamos trabalhando para manter a lisura do trabalho da justiça eleitoral, para que o eleitor exerça com tranquilidade o direito de votar e que as eleições sejam sérias”.

Todas as urnas foram carregadas com os dados que são necessárias e instaladas em suas seções eleitorais e estaremos com técnicos preparados para qualquer emergência. Braga estará visitando todas as seções eleitorais nos sete municípios e qualquer problema que surgir estará verificando no local da ocorrência.

Aquele eleitor que denunciar no ato do voto que não apareceu a foto ou número do seu candidato este deve parar e não continuar a votação e chamar o Juiz Eleitoral, que se deslocará até aquela seção para conferir a situação. “Espero que o eleitor não fique publicando em redes sociais o que aconteceu durante o seu voto sem que a Justiça Eleitoral confira tais informações”.

Calma na hora de votar.

O Juiz recomenda que em primeiro lugar todo eleitor ao chegar à frente da urna eletrônica com sua “cola” deve observar primeiro se está votando para governador ou se está votando para presidente. O eleitor que colocar o número do candidato de governador no lugar de presidente, este estará votando errado e, portanto, devem prestar atenção: primeiro vota para governador e depois para presidente da república, esta é a ordem da votação. Não tenha pressa, leve a cola e vote na sequência correta. Se o eleitor teclar errado, aperte a tecla “corrige” e vote novamente sem pressa.

Não existe a possibilidade de urna não aparecer a foto do candidato votado, não existe a possibilidade de digitar um número e a urna contabilizar voto para outro candidato com outro número. Tenha calma e paciência, digite o número, observe a foto, e se houver algum problema chama o juiz eleitoral e espere sua chegada para esclarecer a dúvida do eleitor.

Todas as urnas foram preparadas e estão em perfeito estado de funcionamento para as eleições do segundo turno em Santa Fé do Sul e na Comarca, e esclareceu que nenhuma das urnas têm conexão com internet, elas estão todas zeradas e no final de eleição, as 17h00m será emitido um Boletim de Urna que ficará fixado em cada seção e todos podem ter acesso a este boletim.

Braga encerrou desejando que o eleitor possa votar com tranquilidade e façam suas escolhas conforme suas convicçoes.