06/10/2018 17h26 - Atualizado em 06/10/2018 19h57

Eleições/ TRE/SP recolhe urna eletrônica em Santa Fe Sul para auditoria

Equipe se deslocou de avião até a comarca e levou o equipamento para ser periciado.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou na manhã deste sábado (06) cerimônia pública de sorteio de urnas eletrônicas para auditoria. Uma das urnas sorteada foi da 187 zona eleitoral de Santa Fé do Sul e por volta das 13h00m foi levada de avião por uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. A entrega do equipamento foi feita pelo Juiz Eleitoral José Gilberto Alves Braga Júnior e o chefe do Cartório Celso Simoneti Júnior. A urna eletrônica levada para audiitoria foi da secção 18 da Escola “Agnes Rondon Ribeiro”.

O sorteio foi realizado no Plenário da Corte e contou com a participação do presidente do Tribunal, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, e do presidente da Comissão de Auditoria, des. Silmar Fernandes. "As auditorias revelam a fidedignidade e transparências das urnas eletrônicas", afirmou o presidente do TRE.

"As urnas não têm contato externo à Internet, o que traz uma proteção muito grande. Não temos conhecimento de qualquer incidente negativo que desmereça a votação eletrônica". Para a realização da auditoria de urnas eletrônicas sob condições normais de uso, foram sorteados cinco equipamentos: foram levadas para o Tribunal, ainda neste sábado, uma urna da capital (Vila Formosa), uma de Taboão da Serra, uma de São Caetano do Sul e outras duas do interior (Mococa e Santa Fé do Sul).

 

Esses aparelhos já estavam lacrados e instalados nas respectivas seções eleitorais e serão substituídos por outros de contingência. Preparação das seções Na manhã deste sábado começaram o transporte das urnas para os locais de votação e ocorreu de forma tranquila.

 

Na última segunda-feira, dia 1 de outubro O Juiz Eleitoral da Comarca de Santa Fé do Sul, José Gilberto Alves Braga Júnior e o diretor do Cartório Eleitoral Celso Simoneti Júnior realizaram com a presença da imprensa uma audiência de auditoria em duas urnas que também foram escolhidas por sorteio. O doutor Braga mostrou todos os procedimentos adotado desde a preparação, instalação e os modos utilizados para início da votação no domingo, como a realização da zerésima que mostra que a urna não possui nenhum voto computado para nenhum candidato e sob a presença do primeiro eleitor da secção.