11/03/2021 10h01 - Atualizado em 11/03/2021 10h03

Em Santa Fé 835 pessoas dos grupos prioritários já tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19

Já foram aplicadas 3.545 doses da vacina contra Covid-19.

 

De acordo com os estudos realizados sobre a viabilidade das vacinas contra a Covid-19, a imunização ao Sars-CoV-2 está completa aproximadamente 20 dias após a segunda dose. Na Estância Turística de Santa Fé do Sul 835 pessoas dos grupos prioritários já tomaram a segunda dose da vacina. Entre elas, José Soares Pereira, de 109 anos, e Pedro Buratti, de 102 anos, ambos vacinados na primeira semana de março.

Pereira foi vacinado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Bela Vista e já comemora a imunização. Buratti tomou as duas doses no drive-thru na Clínica de Atenção à Saúde. 

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Valéria Campoi, alerta para importância de manter as medidas de higiene e distanciamento social mesmo após a vacina para obter o controle da doença. 

“Temos todos os cuidados necessários, em relação ao seu bem estar e sua saúde, uma cuidadora que o acompanha durante o dia e uma enfermeira durante a noite. Procuramos não expor senhor Pedro e nem nós da casa, contudo o risco de contaminação sempre existe, então optamos pela vacina para termos uma segurança a mais  quanto a Covid-19. E graças a Deus ele não teve nenhuma reação”, declarou a nora de Pedro Buratti, Paula Magri.

Em Santa Fé, já foram aplicadas 3.545 doses da vacina contra Covid-19. Segundo a secretária de Saúde, Rosana Vassoler, a vacina é a esperança por dias melhores. “Os grupos prioritários estão sendo imunizados conforme calendário dos Governos Estadual e Federal. É de extrema importância a imunização contra a doença, pois através da vacina diminuímos o agravamento da Covid-19 e os riscos de morte, Trata-se de uma proteção individual, mas também coletiva. A vacina é a esperança para conter a disseminação do vírus”, ressaltou Rosana. (da assessoria)