17/07/2017 18h11 - Atualizado em 17/07/2017 18h11

Em Tocantins, PEIXE -SP participa de debate sobre introdução da Tilapia na Região.

Emerson Esteves mostrou aos produtores da região as vantagens da produção e comercialização da espécie.

Terminou no sábado dia 15 de julho, a 2ª Edição da PISCISHOW (Congresso e Feira de Tecnologias para Pesca e Aquicultura dos Cerrados do MATOPIBA – edição Tocantins) e I AVISULEITE (Congresso e Feira de Tecnologias para Avicultura, Suinocultura e Laticínios dos Cerrados do MATOPIBA – edição Tocantins), que reuniu representantes destas quatro cadeias produtivas para discutir os seus mais diversos assuntos.

O Presidente da Peixe SP, Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, Emerson Esteves representou os produtores de Tilápia do Estado de São Paulo na mesa redonda sobre a introdução de espécies exóticas de peixes na Bacia Amazônica. Recentemente, o Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins (Coema-TO) aprovou a introdução do cultivo de espécies exóticas de peixe no estado. Agora, este conselho tem quatro meses para apresentar condicionantes ambientais para que o cultivo, de fato, possa ocorrer. Em especial, há uma polêmica no Tocantins com relação à introdução do cultivo de tilápia em tanques-rede. E essa polêmica foi ser abordada no debate, onde Emerson apontou as vantagens durante a produção e comercialização da Tilapia.

Em Tocantins representantes da PEIXE – SP visitaram a Embrapa Aquicultura e Pesca em Palmas, durante a PISCISHOW. A Embrapa captou recentemente R$ 56 milhões do BNDES para investimento em pesquisa. “Este é o caminho para a competitividade da Aquicultura Brasileira”, disse Esteves.

Os organizadores da PISCISHOW participaram da edição 2017 da Aquishow de Santa Fé do Sul e reproduziram o formato do evento que foi realizado no último final de semana. O Aquishow foi realizado pela PEIXE - SP no mês de maio.