29/12/2014 15h30 - Atualizado em 29/12/2014 15h30

Emerson Esteves pleiteia a Superintendência da Pesca em São Paulo

Ministério da Pesca será dirigido por peemedebista do Pará

O Empresário Emerson Esteves da Piscicultura Peixe Vivo, instalado no Distrito de Esmeralda, Município de Rubinéia/SP irá pleitear junto ao MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura o cargo de Superintendente do Estado de São Paulo.

Emerson pretende ocupar o cargo, mas dependerá de forças políticas para assumir a Superintendência que é um “braço” do Ministério em São Paulo e já busca apoio do agora Ministro dos Portos Edinho Araújo e o Deputado Estadual Itamar Borges, ambos do PMDB que na nova equipe da presidenta Dilma Rousseff também comandará o MPA através de Helder Barbalho do Estado do Pará.

O empresário já ocupa a presidência da Câmara Setorial do Pescado junto a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Em 2014 Emerson recebeu do Ministério o certificado de Destaque do Ano no setor Aquícola e foi um dos representantes do setor nas inúmeras ações movidas contra a ANA – Agência Nacional das Águas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, CESP e o Governo de São Paulo para manutenção da cota 323 dos reservatórios e a preservação do uso múltiplo desses reservatórios que opera hoje na cota 319.

Emerson sempre cobrou uma atuação mais próxima do MPA, através da Superintendência Estadual para legalizar as pisciculturas da região que já a maior produtora de Tilápia do Brasil, o que, segundo ele não aconteceu. ”Muita coisa poderia estar melhor, caso o atual superintendente fosse mais presente”, lamentou.

O atual superintendente é Marcos Alves Pereira e teria sido indicado pelo Deputado Sebastião Santos (PRB). O Ministério da Pesca era comandado por Eduardo Lopes e agora assumira o peemedebista Helder Barbalho do Pará.