15/06/2021 19h23 - Atualizado em 15/06/2021 19h23

Enfermeira de Jales esclarece sobre suspeita de perda de doses de vacina por falhas no armazenamento

Vereadores Hilton (PT) e Carol (MDB) denunciaram possível perda de mil doses da vacina contra a Covid 19.

Após denúncia dos vereadores Hilton Marques (PT) e Carol Amador (MDB) durante sessão da Câmara de Jales, que cerca de mil doses de vacinas contra a Covid-19 podem ter sido perdidas em Jales depois que a geladeira que as armazenava apresentou problema. “A informação que a gente obteve, e ela é real. Isso significa 500 pessoas vacinadas. A vacina não pode estar no estoque, mas no braço do cidadão”, disse Hilton na sessão. (com G1/Rio Preto)

A enfermeira Renata Forti Rachieli, responsável pelo setor de imunização em Jales prestou alguns esclarecimentos sobre o ocorrido no último dia 6 de junho.

Quero informar sobre a alteração da temperatura verificada no armazenamento de alguns imunobiológicos que ocorreu no município de Jales não foi apenas com as doses da vacina contra a Covid 19, e também atingiu outras doses que estavam no refrigerador. Esclareceu ainda que as doses não foram desprezadas, e estão armazenadas em temperatura adequada e aguardando o posicionamento das autoridades sanitárias para definir o que será feito com as mesmas.

“Todo o protocolo, de quando há uma alteração de temperatura no armazenamento de vacinas foi seguido, como a comunicação da intercorrência ao GVE – SP – Grupo de Vigilância Epidemiológica e a Divisão de Imunização, e estamos atentos e tomamos todas as providências logo após o ocorrido, no domingo (6).

Salientamos que não foi uma falha humana, e sim uma falha técnica, que atingiu um dos quatro refrigeradores que estão no setor, e aguardando um laudo, se foi um problema verificado no refrigerador um uma pane de energia no local naquela data.