20/05/2020 06h32 - Atualizado em 20/05/2020 06h32

Estado de São Paulo antecipa feriado de 9 de julho para a próxima segunda-feira (25)

Santa Fé do Sul e Jales irão acompanhar a aprovação da mudança pela Assembleia Legislativa com objetivo de aumentar isolamento social.

Nesta terça-feira (19/5), parlamentares aprovaram, com 60 votos favoráveis e 21 contrários, que o Projeto de Lei 351/2020, de autoria do governador João Doria, tramite em regime de urgência. A proposição referente a antecipação do feriado de 9 de julho segue agora para as comissões de Constituição, Justiça e Redação, Finanças, Orçamento e Planejamento e Educação e Cultura que se reunirão na quarta-feira (20/5) às 19h. O item vai ser votado em Plenário Virtual ainda nesta semana.



O intuito é adiantar o feriado que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932 para a próxima segunda-feira (25/5). Dessa forma, espera-se diminuir a circulação de pessoas e evitar a disseminação do novo coronavírus. "Neste momento, em 2020, vivemos um desafio de grande magnitude: a pandemia da Covid-19, enfermidade para a qual a ciência ainda busca vacinas e tratamentos eficazes. Existe, assim, a necessidade de reduzir o número de contágios e de atrasar a propagação do coronavírus", justifica o governo.



O deputado Frederico d'Avila (PSL) foi contra a medida. Ele afirma ser "um verdadeiro absurdo essa questão da antecipação do feriado, porque a questão não é antecipar o feriado e sim fazer um lockdown forçado". Já a deputada Monica da Bancada Ativista (PSOL) acredita que "a situação é atípica e qualquer alternativa para manter as pessoas em casa é melhor do que nenhuma", mas pontua que "medidas paliativas não vão salvar as pessoas". (com alesp)

Santa Fé do Sul

Ademir Maschio, Prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, confirmou que seguirá a aprovação da Alesp e na proxima segunda feira também irá antecipar o feriado de 09 de jullho - Revolução Constitucionalista, mas reiterou que os demais feriados estão mantidos para suas datas originais, como o 11 de junho - Corpus Christ.

Jales

A Prefeitura de Jales informa que, por não ser uma medida obrigatória e sim uma recomendação do governo estadual, não vai antecipar os feriados municipais, como foi adotado pela capital paulista para aumentar o índice de isolamento. A Administração esclarece ainda que vai aderir ao adiantamento do feriado estadual de 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 32) para a próxima segunda, dia 25 de maio.

São Paulo - Capital

Na tentativa de aumentar o índice de isolamento social na Capital paulista, o prefeito Bruno Covas (PSDB) antecipou para as próximas quarta e quinta-feira, 20 e 21, os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro). De acordo com o texto aprovado pela Câmara, também foi decretado ponto facultativo na sexta-feira, 22, com exceção dos serviços funerários, atendimento de saúde, segurança pública e assistência social.