07/07/2016 20h07 - Atualizado em 07/07/2016 20h07

Fausto Pinato (PP) protocola candiatura à presidência da Câmara Federal

Eleição será no próximo dia 14 de julho.

O deputado federal Fausto Pinato (PP/SP), relator destituído do processo de cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, foi o primeiro parlamentar a protocolar candidatura à presidência da Casa nesta quinta-feira (7). Com a renúncia de Cunha nesta tarde, novas eleições foram definidas para a próxima quinta-feira, 14.

A decisão de Pinato surpreendeu grande parte dos decanos do Parlamento. Assim como antecipou o relatório de Cunha e sacudiu os trabalhos do Conselho de Ética, Pinato desta vez se antecipa e é o primeiro a colocar o nome na disputa.
Nos bastidores, a movimentação para apresentação de nomes já movimenta a Casa. Mesmo afastado, Cunha tentar angariar apoio para fazer um sucessor na Casa.

Os deputados têm até cinco sessões para eleger um novo presidente, após uma renúncia. Na reunião, os seguidores de Cunha definiram que o pleito tinha que ocorrer o mais rápido possível. Os adversários queriam adiar e conseguiram.

Para vencer, o candidato deve ter maioria absoluta dos votos na Câmara – a metade mais um dos 513 parlamentares. Caso o candidato à presidência não conseguir a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, um segundo turno será convocado. Neste caso, bastará maioria simples dos votos para eleger o novo presidente da Câmara. O quórum mínimo para início da sessão é de 257 deputados.