03/09/2015 07h28 - Atualizado em 03/09/2015 07h28

Fernandópolis / Deputado Fausto Pinato é homenageado pela Câmara

Moção de Congratulações foi para a defesa do curso de Medicina instalado no campus Fernandópolis

Um requerimento de autoria de Ademir de Jesus Almeida e demais vereadores, aprovado na última terça-feira, (1) pela Câmara Municipal de Fernandópolis, apresentou “Moção de Congratulações” ao deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP) pelo discurso proferido no plenário da Câmara dos Deputados no dia 26 de agosto. 

A homenagem dos vereadores, que também assinaram a propositura, foi com base na defesa do curso de Medicina instalado no campus Fernandópolis da Universidade Camilo Castelo Branco, onde contestou reportagem veiculada no programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão, no domingo, 23 de agosto de 2015, cuja matéria menciona negativamente o curso da instituição. 

O requerimento também cita a defasagem e dados equivocados usados na notícia e, esses tais fatos, contradizem com a realidade atual, tendo em vista que o curso de Medicina obteve o conceito quatro, sendo a nota máxima cinco na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), realizado em 2014. 

O vereador Ademir de Almeida também enfatizou que o curso que está alinhado ao Plano Nacional de Educação – PNE – Lei n. 13.005/2014; Parecer n. 116/2014, que tratou das “Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina”; Resolução CNE/CES n. 3/2014, que “Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências” e às demandas de saúde da localidade, integrando-se ao sistema de saúde local e regional e prevendo ações de valorização acadêmica da prática comunitária e de apoio ao fortalecimento da rede regional de saúde. 

“Os alunos de Medicina da Unicastelo teriam sido aprovados também em programas de residência médica em instituições públicas do país, a exemplo da USP, Santa Casa São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e USP Ribeirão Preto. Entretanto, a reportagem exibida no último domingo prestou informações equivocadas, com dados de 2011 e falou que o curso de Medicina está entre os três piores do estado”, completa o requerimento.  

(ASCOM)