14/11/2019 06h24 - Atualizado em 14/11/2019 06h24

FrigoSul recebe habilitação para exportar para China

Planta do FrigoSul em Aparecida do Taboado chega a abater 500 cabeças/dia

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou nesta terça-feira (12), pelo Twitter, que a China habilitou mais 13 plantas brasileiras de carne para exportação ao país asiático, sendo cinco de carne suína, cinco de produção de carne bovina e três de aves. O anúncio foi feito minutos antes da Ministra embarcar para Londrina (PR) para a cerimônia da abertura do AgroBit Brasil.

Entre os frigoríficos de carne bovina está o Frigorífico Sul - FrigoSul (Sulbeef - Grupo Fuga Couros), de Aparecida do Taboado. O abatedouro está instalado no município há pouco mais de 20 anos, no entanto, já soma 65 anos de tradição operando com 5 unidades industriais no país.

A planta do FrigoSul em Aparecida do Taboado chega a abater 500 cabeças/dia, sendo que 75% do total da produção é comercializada no mercado interno, consumida principalmente pelos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os 25% restantes são destinados à exportação (Chile, Uruguai, Arabia, Emirados, Hong Kong, Argélia, Egito, Peru, entre outros).

Nas redes sociais, a notícia foi dada em primeira mão pela Ministra Tereza Cristina, que comemorou: “mais uma notícia muito boa para os produtores, para a pecuária brasileira. Acabei de receber a notícia de mais 13 plantas habilitadas pra China. Cinco de bovinos, cinco de suínos e três de aves. Essa é a grande notícia do dia, disse ela.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também comemorou a habilitação. Em comunicado, Francisco Turra, presidente da ABPA, afirmou que as cinco novas plantas produtoras e exportadoras de suínos e as três unidades de aves “devem ampliar ainda mais a importância da China na pauta exportadora de proteína animal”. Ele lembra que o Brasil passa a contar com 16 plantas habilitadas para exportar carne suína ao mercado chinês, e 46 unidades autorizadas a embarcar carne de frango.

Em entrevista à Cultura FM em setembro deste ano, o diretor comercial do FrigoSul, Diego Riva Magnabosco, explicou que o movimento visando o mercado chinês começou há 2 anos quando a empresa foi solicitada a responder um questionário de quase 600 páginas com a intenção de exportar para a China. De lá para cá, muitas unidades foram sendo habilitadas e o Frigorifico aguardava ansioso pela liberação. O Costa Leste News tentou contato com Diego, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta.

As 13 plantas habilitadas pela China para exportação de carne do Brasil são:

De carne bovina

SIF 847 - Marfrig Global Foods, em São Gabriel (RS)

SIF 1900 - Marfrig Global Foods, em Patos de Lacerda (MT)

SIF 889 - Frigorífico Sul, em Aparecida de Taboado (MS)

SIF 1365 - Naturafrig Alimentos, em Pirapozinho (SP)

SIF 2058 - JBS SA, em Senador Canedo (GO)

De carne suína

SIF 15 - Seara Alimentos, em Seberi (RS)

SIF 60 - Seara Alimentos, em Três Passos (RS)

SIF 876 - JBS Aves, em Caxias do Sul (RS)

SIF 3847 - Cooperativa Central Aurora Alimentos, em Sarandi (RS)

SIF 3975 - BRF, em Lajeado (RS)

De aves

SIF 603 - União Cooperativa Central, em Ubiratã (PR)

SIF 2675 - União Avícola Agroindustrial, em Nova Marilandia (MT)

SIF 2758 - Zanchetta Alimentos, em Boituva (SP)
(com costalestenews)