12/11/2014 19h09 - Atualizado em 12/11/2014 19h09

Funec / Setor de Aquicultura está em desenvolvimento e amplia vagas para mercado de trabalho

Curso de Tecnólogo em Aquicultura da Funec oferece 80 vagas e 30 bolsas de estudos integrais

O setor aquícola no Brasil, especialmente na região de Santa Fé do Sul, está em desenvolvimento. Atualmente Santa Fé e região é o maior polo produtivo de tilápia do país. Nos últimos anos a região foi tomada por empresas de piscicultura, aumentando a procura por mão de obra especializada. Atendendo essa necessidade, a Funec abriu em 2014 o curso superior de Tecnologia em Aquicultura. O curso visa a formação de profissionais para atuar em toda a cadeia produtiva desde a produção de alevinos, passando pelo processo de engorda, abate, processamento de pescado e comercialização, além de abordar os processos administrativos empresariais.

Apesar da severa estiagem deste ano, os empresários do setor apostam no crescimento da Aquicultura. O presidente da Câmara Setorial do Pescado do Estado de São Paulo e empresário do setor, Emerson Esteves, disse que atualmente a cadeia produtiva de pescado gera 3 mil empregos na região, produzindo 20 mil toneladas por ano. “Podemos chegar a 120 mil toneladas por ano, gerando cerca de 18 mil empregos só na nossa região. Hoje, devido as condições naturais que temos – considerando que já somos os maiores produtores de tilápia em tanque-rede no Brasil, e ao fato de que a única proteína animal com potencial crescimento é a do peixe, sabemos que a piscicultura é o setor em ascenção e ter mão de obra qualificada é fator determinante para os próximos anos. Com o Curso Superior em Aquicultura, entendemos que na Funec está oferecendo brilhantemente esta oportunidade de capacitação para a população local e regional”.   

Considerando que o crescimento e a competitividade de uma empresa dependem do aprimoramento de seus colaboradores, a Funec estabeleceu parcerias com as empresas da área oferecendo descontos nas mensalidades para seus funcionários.

Além do desconto, o curso conta com 30 bolsas do Programa do Governo Estadual Escola da Família que cobre 100% da mensalidade, tendo o aluno que trabalhar durante 8 horas por semana (sábado ou domingo) em uma escola estadual. O aluno também poderá beneficiar de outras bolsas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e bolsas sociais.  

O Diretor Pedagógico da Funec, o biólogo Dr. Sandro Alves Corrêa enfatizou que o curso de Tecnologia em Aquicultura oferece acesso a um mercado de trabalho promissor, podendo profissionalizar tanto quem já atua na área quanto quem busca uma profissão.

O Curso de Tecnologia em Aquicultura tem duração de dois anos e meio (cinco semestres), com disponibilidade de 80 vagas. O Vestibular para garantir uma vaga no curso será domingo (16). As inscrições estão abertas. Mais informações pelo telefone (17) 3641 9000 ou pelo email aquicultura@funecsantafe.edu.br .