23/07/2019 10h37 - Atualizado em 23/07/2019 10h37

Há 50 anos SAAE fazia sua primeira obra em Santa Fé

Saneamento atinge 100% aos moradores de Santa Fé do Sul com 17.374 ligações.

Há 50 anos o homem chegava a Lua, mas foi em terra bem firme, no mesmo ano de 1969 que era feita a primeira obra do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Saae Ambiental na Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP).

Meio século depois Santa Fé oferece aos seus munícipes 100% de serviços de saneamento básico, como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Já a realidade do resto do país é assustadora, quase metade da população brasileira ainda não tem acesso a coleta de esgoto e pelo menos 35 milhões não são abastecidos com água potável. A realidade do saneamento básico no Brasil reflete imediatamente na saúde, principalmente pelo consumo de água sem tratamento adequado.

Um comparativo é a saúde pública cuidar de um paciente com doença de origem sanitária e ele voltar duas semanas depois com o mesmo problema, pois o agente causador continua lá.

Dados do IBGE indicam que só nos últimos anos, mais de 800 mil casos de doenças estão ligadas à má qualidade da água, enchentes e a falta de tratamento de lixo e esgoto.

O superintendente do Saae, Armando Rossafa disse que manter um serviço de qualidade funcionando com excelência ao longo desses 50 anos, exigiu comprometimento e responsabilidade dos gestores que estiveram à frente da autarquia. “O objetivo do Saae é oferecer a todos que residem aqui água potável e a destinação correta do esgoto, oferecendo principalmente qualidade de vida e saúde”, disse Armando.

Conheça o trabalho do Saae
Rede de Água potável
Suas ampliações aumentam anualmente cerca de 4% a 5%, totalizando cerca de 133,62 km de rede de água potável.
O Saae possui uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que conta com um laboratório, onde técnicos especializados trabalham na análise da água que está sendo tratada, e monitoram constantemente sua qualidade. Assim que chega à estação, a água passa por um processo específico de tratamento, que envolve a pré-desinfecção, eliminando microrganismos; coagulação e floculação; decantação; a filtragem. Após a filtragem, a água passa por um processo final onde é feita a fluoretação e correção de pH e teor de cloro final. Somente depois de todo esse processo, por gravidade, a água é distribuída à população.

Reservatório
Após a água ser tratada, ela é aduzida (levada) para os reservatórios. O Saae possui três reservatórios de água tratada, que juntos têm a capacidade de armazenamento equivalente a 3.500.000 litros. São reservatórios térreos e elevados, dependendo das necessidades da região atendida.

Distribuição

A partir dos reservatórios a água é distribuída à população por meio de uma malha subterrânea, composta por tubulações de diversos diâmetros e materiais, abastecendo um total de 17.374 ligações.

Rede de Esgoto
Em complementação ao serviço de distribuição de água, o SAAE tem também o compromisso de cuidar das ampliações das redes de esgoto. Já foram ampliadas cerca de 128,89 km de rede.
A rede coletora de esgoto da Estância Turística de Santa Fé do Sul atende 100% da população e permanece em constante expansão na exata medida do crescimento da cidade.

Tratamento
O nosso sistema de tratamento de esgoto é composto por duas bacias, a Bacia do Córrego da Mula, e a ETE na Bacia do Córrego do Marruco.
O conjunto dessas lagoas funcionam no sistema australiano, em série, sendo a primeira anaeróbica, que recebe o esgoto, bruto, atuando na pré-remoção de resíduos, após esse fase, o processo continua na lagoa facultativa, complementando-se o ciclo de tratamento, sendo, seu efluente encaminhado à célula de maturação, objetivando-se considerável redução de coliformes antes de ser conduzido ao curso d'água natural.

Rede Pluvial
Para garantir o escoamento da água pluvial e evitar enchentes, o SAAE realiza o serviço de operação, manutenção e ampliação dos sistemas de rede pluvial de acordo com o crescimento do município.

Caminhão Pipa
O caminhão pipa, atende as escolas, entidades, órgãos públicos e estaduais, nos eventuais casos de falta de água. Além de prestar serviços à comunidade como: desobstrução de esgoto e etc.

Manutenção
Da mesma forma que o Departamento de Água, o sistema de coleta, e tratamento de esgoto do SAAE possui uma importante infra-estrutura de manutenção montada, formada por equipes de funcionários especializados e equipamentos específicos, atendendo a população 24 horas por dia.

Orçamento

A previsão inicial da receita orçamentária do SAAE para 2019 era de R$10.6 milhões. A fonte de arrecadação são as tarifas de água e esgotos.

Atualmente o SAAE possui 90 funcionários na ativa.

(com assessoria)