30/01/2020 17h33 - Atualizado em 30/01/2020 17h33

Ilha Solteira / Governo do Estado declara Ilha Solteira como Capital Cultural 2020

A Virada SP acontecerá em Ilha Solteira nos dias 7 e 8 de março.

Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado declarou Ilha Solteira como “Capital Cultural 2020”. O título foi entregue ao prefeito Otávio Gomes (DEM) pelo governador João Doria (PSDB) e o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Leitão. (com site ilhadenoticias)

O título foi concedido depois que Ilha Solteira venceu o edital da Virada SP e será uma das quatro cidades do Estado que receberá atual edição do evento. Em São José do Campos e Mongaguá ela aconteceu em novembro e dezembro, respectivamente. Em Ilha ela acontece no próximo mês de março e, em Salto, em breve. “Esse título reconhece todo o nosso trabalho para manter a Virada Cultural, agora chamada de Virada SP, em Ilha Solteira. Mas, o mais importante, reconhece a participação da população, que lotou a praça e a Casa da Cultura em todas as edições. Proporcionalmente, sempre figuramos entre os maiores públicos do evento”, disse o prefeito Otávio Gomes (DEM).

Para garantir a Virada SP, a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura, participou de um chamamento público promovido pelo Governo do Estado, onde teve que cumprir uma série de exigências e mostrar que era capaz de receber o evento. “Seremos a única cidade de pequeno porte do estado a receber o evento. Para isso, tivemos que mostrar capacidade de investimento, mas mostrar qual o impacto da Virada no Município, além de apresentar um diagnóstico do que fizemos na Cultura de 2018 para cá, como ações de formação. Todo foi ponto que fomos ganhando e foram fundamentais para que mantivéssemos o evento, além do Circuito Cultural Paulista, que resultaram nesse importante título que conquistamos agora”, disse o diretor de Cultura, Claudemir Alves de Almeida.

A Virada SP acontecerá em Ilha Solteira nos dias 7 e 8 de março. A expectativa é que a programação seja anunciada em breve.

Além do prefeito Otávio Gomes e do diretor Claudemir Alves de Almeida, participaram da cerimônia o prefeito afastado Edson Gomes e os vereadores Emanuel Zinezi (DEM) e Ricardo Casagrande (PP).


Capital da Cultura – Essa é a segunda vez que Ilha Solteira ganha o título de “Capital da Cultura”. A diferença é que, na primeira vez, durante o Governo do ex-prefeito Dilson Cesar, foi a Prefeitura que se deu o título, em uma ação de marketing baseada em índices culturais e educacionais. Agora, a cidade é reconhecida pelo Governo do Estado, pelos investimentos realizados na área cultural.