30/09/2014 06h16 - Atualizado em 30/09/2014 06h16

Ilha Solteira/ Seca continua e nível do reservatório de Ilha Solteira é o mais baixo do país

Geração de energia não parou

(ilhadenoticias)

A falta de chuva faz Ilha Solteira passar por uma das maiores seca de sua história. E o reflexo maior pode ser visto no reservatório da usina, que vem diminuindo.

Boletins divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desde o final de junho, com o nível dos reservatórios de todo o país, mantêm o de Ilha Solteira (junto com o de Três Irmãos), em 0%, o mais baixo do Brasil.

Apesar de manter o nível no mesmo patamar do final de junho, a diminuição do volume do reservatório é visível. Da usina, passando por toda a extensão das praias Marina e Catarina, a faixa de terra, misturada com pedra e lama, aumenta diariamente.

A paisagem é de deserto tanto nas praias, como no Recanto das Águas. Na praia Marina, o chão está rachado a poucos metros da área que é usada por banhistas.

Apesar do baixo nível, o rio não secou e a geração de energia ainda não foi comprometida. A CESP, concessionária responsável pelas hidrelétricas de Ilha e Três Irmãos, informou que vem trabalhando com a capacidade mínima, mas garante que o fornecimento de energia para quase sete milhões de casas não está comprometido, porque o sistema energético do país é interligado.