07/03/2022 15h02 - Atualizado em 07/03/2022 15h04

Itamar Borges participa do lançamento da Aquishow Brasil que será realizado em Rio Preto em maio

Secretário da Agricultura assinou convênio para a realização do evento que deverá receber cerca de 5 mil pessoas

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, participou na semana passada do lançamento da 11° Aquishow Brasil - maior evento de Aquicultura da América Latina.

A Aquishow será realizada entre os dias 24 e 27 de maio, em São José do Rio Preto, no Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura. A feira reúne negócios e conhecimento da Aquicultura de todo o país, unindo todos os elos da cadeia produtiva do setor do pescado.

O evento também contou com a participação do Secretário Executivo, Francisco Matturro da SAA, do Prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, do Secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (SJRP), Pedro Pezzuto, da Presidente Executiva da PeixeSP, Marilsa Fernandes, e o Presidente do Conselho Deliberativo da PeixeSP, Emerson Esteves.

Durante o lançamento foi assinado o convênio entre o Governo de São Paulo, pela Secretaria de Agricultura, com a Prefeitura, para a realização da Aquishow.

Sobre a Aquishow

O evento é realizado pela PeixeSP - Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, com a co-organização da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e do Governo de São Paulo, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA-SAA) através do Instituto de Pesca (IP-SAA). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apoia o evento.

São esperadas 5 mil pessoas na 11° Aquishow, inclusive reunindo comitivas de outros países. Será montado um galpão de cerca de 3,4 mil metros quadrados, que abrigará 91 stands, e um auditório de 600 metros quadrados. Haverá, ainda, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom de mais de um hectare, com 26 viveiros escavados, 12 viveiros revestidos e 16 viveiros de terra.

Produção de Peixes no Noroeste Paulista

A Região noroeste de São Paulo produz 30 mil toneladas de peixes por ano, colocando a atividade da piscicultura entre as atividades do AGRO que mais se desenvolveram em São Paulo.

A produção cresceu 6,90% atingindo 74.600 toneladas. Mais da metade do produzido em todo o Sudeste.

As maiores produções estão nos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, com quase 30 mil toneladas por ano.

As principais cidades produtoras são Santa Fé do Sul, Rubinéia, Santa Clara d’Oeste, Riolândia e Ilha Solteira.

(com assessoria)