22/08/2017 16h06 - Atualizado em 22/08/2017 16h06

Jales / CATI Regional Jales finaliza o LUPA

Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária

A CATI Regional Jales finalizou o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), um censo realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que irá apresentar a realidade da produção agropecuária paulista.

A equipe de Jales lançou os últimos dados no sistema do LUPA e está com 100% do levantamento de campo efetuado. De agosto de 2016 a agosto deste ano, com intensificação das visitas a partir de janeiro de 2017, foram visitadas, por cerca de 30 servidores, entre técnicos e administrativos, 9.896 Unidades de Produção Agropecuária (UPAs), de 22 municípios vinculados à Regional, sendo que três municípios não contam com conveniados e nem pessoal do quadro.

De acordo com Luiz Antônio Pedrão, diretor da CATI Regional Jales, mesmo sem a análise detalhada do Levantamento já é possível observar algumas mudanças em relação ao último Censo realizado em 2008. “Percebemos que houve um aumento expressivo da cultura da seringueira; aumento da olericultura e da área com uvas rústicas. Já para as uvas finas houve redução. Pudemos constatar, também, que o citrus diminuiu e a cana avançou”, informa Pedrão.

Até o momento (21 de agosto de 2017), das 350 mil propriedades rurais existentes no Estado de São Paulo, foi finalizado o levantamento de dados em 263 municípios. Das 40 Regionais, quatro estão com 100% do levantamento concluído (Limeira, General Salgado, Araraquara e Jales) e 24 possuem percentual de execução acima de 70%.

Essa porcentagem refere-se aos dados colocados automaticamente no sistema eletrônico, com o uso de um software específico criado para este trabalho e inserido em microcomputadores de bolso (PDA - Personal Digital Assistent) utilizados pela equipe do levantamento. No entanto, há ainda informações registradas em papeis e que ainda serão inseridas no sistema. A base de dados está sendo monitorada diariamente pela equipe da CATI, com o objetivo de verificar, com precisão, a evolução das pesquisas.  Nos próximos meses será finalizado o trabalho de campo (de coleta de dados) e na sequência será efetuada a depuração das informações, com divulgação pública no início de 2018.

O LUPA

Desde julho de 2016 está em andamento a atualização da base cadastral do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), um instrumento para apresentar a realidade da produção agropecuária paulista. A atualização está sendo realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e do Instituto de Economia Agrícola (IEA), com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

Com a nova edição do LUPA, São Paulo terá um quadro atualizado da agropecuária, com informações gerais das Unidades de Produção Agropecuária; o uso e a ocupação do solo; dados socioeconômicos; sobre a propriedade e as tecnologias associadas à cada exploração agropecuária; máquinas e equipamentos; benfeitorias e instalações; acesso a programas governamentais e ao crédito rural, e outros assuntos. Esses dados compilados possibilitarão organizar ações voltadas ao planejamento e direcionamento das políticas públicas, entre outras ações.

Para efetuar o diagnóstico das 350 mil propriedades rurais do Estado de São Paulo, a base cadastral do LUPA é construída durante o ano-safra - período entre 1.º de agosto de 2016 (quando se inicia o plantio) e 31 de julho de 2017.  Até setembro deste ano espera-se ter o diagnóstico final deste levantamento de campo para processar a depuração dos dados.

Municípios visitados pela CATI Regional Jales

Vitoria Brasil, Dolcinopolis, Marinopolis, Rubineia, Dirce Reis, Mesópolis, Paranapua, Santa Clara D’Oeste, Aspasia, Pontalinda, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Três Fronteiras, Nova Cana Paulista, Aparecida do Oeste, Santa Rita D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Albertina, Urania, Palmeira do Oeste e Jales.

Mais informações

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

(da assessoria)